REVOLTA
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Fausto Silva está internado com insuficiência cardíaca e segue em fila de transplante de coração
Luciana Cardoso, mulher de Fausto Silva, criou um perfil para conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos, mas foi surpreendida na quarta (23) ao descobrir que a conta havia sido bloqueada no Instagram. A página, chamada Faustão do Meu Coração, saiu do ar sem explicações da rede social. A equipe do apresentador conseguiu desbloquear o endereço nesta quinta (24).
O perfil está sendo utilizado para divulgar depoimentos e histórias de pessoas que tiveram as vidas modificadas após receberem doações de órgãos. O primeiro vídeo compartilhado foi de uma criança chamada Lavínia, de 11 anos, que passou por um transplante de coração neste ano.
Lavínia ficou 90 dias na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), mas a espera do coração durou 42 dias. "Eu imagino que foi rápido porque eu fiz uma campanha linda sobre a doação de órgãos. Hoje eu continuo fazendo essa campanha porque eu quero que todas as pessoas que estão na fila tenham a mesma chance que eu tive", disse a menina.
A Meta, empresa responsável pelo Instagram e pelo Facebook, informa em sua política de segurança que o bloqueio de páginas pode acontecer em decorrência de violações de regras da plataforma.
Perfis novos são constantemente investigados por questões como suspeita de atividade fraudulenta, como a compra de seguidores ou curtidas, e violação dos direitos autorais de outras pessoas, por exemplo. Também é possível que uma conta seja bloqueada se o Instagram detectar que ela foi comprometida por hackers ou denunciada por conteúdo considerado impróprio.
Faustão está internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde o início do mês. O apresentador voltou de uma viagem para Miami, nos Estados Unidos, e passava por uma bateria de exames quando os médicos detectaram insuficiência cardíaca. Por conta do agravamento do quadro, ele precisará de um transplante de coração.
No momento, Fausto Silva está passando por diálise e foi incluído na fila de transplantes, gerenciada pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Em entrevista ao Notícias da TV, o cardiologista Marcos Tenuta Jr, do Hospital do Coração (HCor), informou que o tempo de espera por um coração pode variar. Isso depende das condições de cada paciente.
"São priorizados os pacientes mais graves, aqueles que estão internados e dependentes de medicação endovenosa para manter o funcionamento do coração, assim como os pacientes que estão piorando rapidamente", explicou ele.
"A fila de transplante no Brasil é única e gerenciada pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Quando o médico especialista identifica um paciente candidato a transplante, o submete a uma série de exames obrigatórios e o inscreve na fila, compartilhando os dados clínicos com a central nacional", indicou o médico.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Fausto Silva
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.