Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Morre Luiz Schiavon, fundador do RPM e diretor musical do Domingão do Faustão

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

O músico Luiz Schiavon em foto publicada no instagram, com expressão séria, na sala de sua casa

Luiz Schiavon (1958-2023) em foto publicada em seu perfil no Instagram; ele morreu nesta quinta (15)

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 15/6/2023 - 10h44
Atualizado em 15/6/2023 - 11h23

O tecladista Luiz Schiavon morreu na madrugada desta quinta (15), em São Paulo. A informação foi confirmada pela família do músico. Schiavon sofria de uma doença autoimune havia quatro anos e não resistiu a complicações de uma cirurgia. Além de ter sido um dos fundadores da banda RPM, Schiavon trabalhou na Globo: foi compositor de trilhas sonoras de novelas e diretor musical da banda do Domingão do Faustão (1989-2019).

"É com pesar que a família comunica o falecimento de Luiz Schiavon. Ele vinha lutando bravamente contra uma doença autoimune há quatro anos mas, infelizmente, teve complicações na última cirurgia de tratamento e não resistiu", diz o comunicado oficial sobre a morte do músico.

Schiavon ficou conhecido como um dos integrantes e fundadores do RPM. A banda lançou seu primeiro álbum em 1985, chamado Revoluções por Minuto, com hits como Olhar 43 e Rádio Pirata.

Na TV, ele foi compositor de trilhas sonoras de novelas que marcaram a teledramaturgia brasileira. Compôs, por exemplo, as trilhas de O Rei do Gado (1996), Terra Nostra (1999), Esperança (2002) e Cabocla (2004).

O músico também trabalhou no Domingão do Faustão entre 2004 e 2010 como diretor da banda do programa. Foi um dos compositores da vinheta das Videocassetadas, cujos versos diziam: "Sorria, tire a tristeza dessa cara, celebre que o tempo não para, o bom da vida é ser feliz".

Schiavon admirava Fausto Silva e o elogiou publicamente em entrevistas. "O sucesso do programa se deve ao carisma pessoal que ele tem e à sua velocidade de raciocínio. É impressionante como ele pensa rápido mesmo quando algo sai do controle, o que num programa ao vivo é comum. Além disso, o fato de ele se distanciar de fofocas e preservar a vida pessoal faz com que o público o respeite muito", disse em entrevista ao jornal O Dia em 2019.

A família comunicou que a cerimônia de despedida será reservada a familiares e amigos próximos e pediu que fãs prestem suas homenagens ouvindo o trabalho de Schiavon.

Confira a nota oficial:

"Luiz era, na sua figura pública, maestro, compositor, fundador e tecladista do RPM, mas acima de tudo isso, um bom filho, sobrinho, marido, pai e amigo. Portanto, a família decidiu que a cerimônia de despedida será reservada para familiares e amigos próximos e pede, encarecidamente, que os fãs e a imprensa compreendam e respeitem essa decisão.

Esperamos que lembrem-se dele com a maestria e a energia da sua música, um legado que ele nos deixou de presente e que continuará vivo em nossos corações. Despeçam-se, ouvindo seus acordes, fazendo homenagens nas redes sociais, revistas e jornais, ou simplesmente lembrando dele com carinho, o mesmo carinho que ele sempre teve com todos aqueles que conviveram com ele".


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.