Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Ícone do samba e baluarte da Portela, Monarco morre aos 88 anos

Divulgação/Felipe Panfili

Vestido de branco e azul, com uniforme da velha-guarda da Portela, Monarco canta

O cantor Monarco, presidente de honra da Portela; sambista morreu neste sábado (11)

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 11/12/2021 - 19h13

Morreu neste sábado (11), aos 88 anos, o cantor e compositor Hildemar Diniz, mais conhecido como Monarco. Ícone do samba, o músico era presidente de honra da Portela e considerado um baluarte do Carnaval brasileiro. Ele estava internado desde novembro, quando fez uma cirurgia no intestino.

Monarco era o mais antigo integrante da velha-guarda da Portela. Nascido em Cavalcante, na zona norte do Rio de Janeiro, ele se mudou ainda pequeno para Oswaldo Cruz, onde conheceu os componentes da agremiação e passou a escrever seus primeiros sambas.

Em 1950, quanto tinha só 17 anos, Monarco entrou para a ala de compositores de Azul e Branco de Madureira. Seu primeiro disco saiu em 1976, com canções que entraram para a história, como O Quitandeiro e Glórias do Samba.

A Portela divulgou uma nota de pesar em que confirmou a morte do veterano. "É com tristeza profunda que a Portela informa a morte de nosso presidente de honra, Monarco, aos 88 anos", começa o comunicado.

"O mestre estava internado desde o mês de novembro no Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, onde se internou para fazer uma cirurgia no intestino. Infelizmente, não resistiu a complicações. Ele deixa mulher, filho, netos e uma legião de fãs e admiradores. Por enquanto, não há informações sobre velório e enterro do corpo."

TUDO SOBRE

Obituários


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.