Mais Você

Palmirinha Onofre chora ao reencontrar Ana Maria Braga: 'Hoje posso morrer'

Divulgação/Globo

A cozinheira Palmirinha Onofre foi a convidada desta sexta-feira (19) do Mais Você e se emocionou no programa - Divulgação/Globo

A cozinheira Palmirinha Onofre foi a convidada desta sexta-feira (19) do Mais Você e se emocionou no programa

REDAÇÃO - Publicado em 19/04/2019, às 09h29

Ana Maria Braga recebeu no Mais Você nesta sexta (19) uma antiga amiga: a cozinheira Palmirinha Onofre, com quem trabalhou nos anos 1990, na Record. Um tapete vermelho foi estendido para ela, e a cozinheira chorou ao abraçar Ana Maria. "To com muita saudade, Aninha. Hoje eu posso morrer", ela disse. "Credo, não!", respondeu Louro José.

Ana Maria começou o programa anunciando a importante visita. "Pela primeira vez vou receber minha queridíssima Palmirinha, um reencontro depois de mais de 20 anos que a gente nao se via na televisão, porque continuamos nos encontrando nas 'baladas' da vida", disse. "Palmira, que saudade de você", completou Louro José.

Ana Maria disse que sentiu que o encontro era esperado porque recebeu muitos recados de chefs famosos que homenagearam as duas. O programa exibiu depoimentos elogiosos de cozinheiros como Claude Troigros, Flavio Federico, Leo Paixão, Guga Rocha e Carole Crema. 

A apresentadora convidou Palmirinha para se sentar à mesa, tomar café da manhã e assistir a uma reportagem que mostrou uma retrospectiva da carreira dela, depoimentos das pessoas nas ruas e cenas antigas de Palmirinha na TV, na Gazeta. Após ver os vídeos, Palmirinha chorou de novo.

"Foi muito sofrimento, muitas portas se fechando. Quando eu entrei pra trabalhar com você foi onde fui crescendo e pude aprender a falar na TV, atender o meu público. Quando cheguei falava errado, você me ensinou. E por você eu ganhei um programa", ela agradeceu.

A convidada chorou novamente quando Ana Maria apresentou a ela receitas que marcaram sua vida, como pudim de leite condensado e molho bechamel. Ana Maria Braga ressaltou o fato de ela ter ajudado muitas mulheres a se libertarem e terem sua própria renda ao aprenderem a cozinhar. A apresentadora fez questão de relembrar que Palmirinha vendia e fazia sucesso com suas empadinhas, por exemplo.

"Ela foi lá na época, mostrou a receita e um monte de gente no Brasil a fora ainda ganha dinheiro com a receita da empadinha da Palmirinha. A gente transformou a culinária em um negócio. Acho que empoderamento é isso. Ela saber que pode se sustentar e ganhar o dinheiro dela e que não está subjugada ao trabalho do marido. Tem um monte de mulheres que não saem de casa e que são, como a Palmirinha, maltratadas", declarou Ana.

Palmirinha não quis falar mal de seu marido, que lhe batia, mas agradeceu pelo impulso que sua família teve para que ela se destacasse na profissão. "Sabe, Aninha. Eu sofri bastante, mas eu agradeço ao meu marido por ter me dado minhas três filhas. Cheguei até agora por eles".

O programa ainda exibiu cenas divertidas de Palmirinha, como quando ela esqueceu a palavra "faca" na Gazeta. As filhas e netos da cozinheira também mandaram vídeos de homenagem a ela, que chorou novamente. "Por razões diversas você fez um sucesso danado, você tem uma estrela especial", ressaltou Ana Maria Braga.

No final da atração, Ana Maria e Palmirinha fizeram uma pizza juntas, e a apresentadora da Globo agradeceu a presença da convidada: "Queria muito te agradecer por ter vindo aqui, te parabenizar pelo caminhar. E, agora que a gente desencantou, espero que a gente se encontre mais vezes".

Palmirinha se emocionou mais uma vez e também agradeceu. "Espero que sim, pra a gente não ficar com tanta saudade. Há muito tempo queria te dar um abraço e agradecer tudo que você fez por mim", falou.

Palmirinha na TV

Palmirinha cozinhou no Note e Anote, na Record, de 1993 a 1997. Ela foi convidada para ter um quadro fixo na atração pela própria Ana Maria, depois de participar do programa de Silvia Poppovic e contar sua história dramática --ela apanhava muito do marido.

Antes mesmo de Ana Maria trocar a Record pela Globo, Palmirinha foi convidada para participar do Mulheres e do Pra Você, na Gazeta. Ficou lá até 2000, e fez tanto sucesso com suas "amiguinhas" que ganhou um programa próprio, o TV Cozinha.

Foi nessa época que a vovó estourou com o grande público. Suas gafes entravam sempre no quadro Top 5, do CQC (2008-2015), da Band, e ela aproveitou a boa aceitação com o público jovem para expandir sua presença na internet.

Fora da Gazeta, Palmirinha foi trabalhar na TV paga: comandou o Programa da Palmirinha, nos canais Bem Simples e Fox Life. Toda essa passagem foi ignorada por Ana Maria Braga na chamada do Mais Você.

A companheira do Louro José, no entanto, prometeu que o programa terá boas histórias e muita emoção. "É especial", promove ela na vinheta.

Palmirinha, curiosamente, fechou seu primeiro contrato com o Grupo Globo no ano passado, e estreou no GNT no início deste ano como colaboradora do reality Chef ao Pé do Ouvido, em que duas pessoas sem afinidade com a cozinha competem para ver quem se sai melhor com dois chefs soprando dicas em um ponto eletrônico.

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Você gostou da escolha de Maju Coutinho para o Jornal Hoje?

Últimas notícias

Notícias da TV
Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook