Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MANO A MANO

Glória Maria trabalhou de graça no início da carreira na Globo: 'Não tinha salário'

CESAR ALVES/TV GLOBO

À esquerda, Glória Maria sentada em um sofá, sorrindo; ao seu lado está Mano Brown, sério

A jornalista Glória Maria sorri em foto; ela foi entrevistada por Mano Brown no podcast Mano a Mano

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 9/12/2021 - 12h27

Glória Maria enfrentou desafios no início de sua carreira na Globo. A veterana contou que tinha 16 anos quando uma amiga, que trabalhava como secretária na emissora, lhe ofereceu a oportunidade de estágio na área de Jornalismo. Mas, para sua surpresa, a vaga era sem remuneração.

"Tenho uma amiga chamada Tânia. Nós éramos as mais pobres da escola [risos] Somos amigas até hoje. Ela era secretária da tesouraria, e um dia ofereceram uma vaga pra ela no Jornalismo. Mas não tinha salário, era um estágio sem receber. Não tinha outra pessoa que não quisesse ganhar dinheiro", disse ela em entrevista ao podcast Mano a Mano, de Mano Brown.

Glória contou que, na época de sua estreia na emissora, em 1970, sua rotina era a seguinte: de manhã, ia para a Globo; à tarde, estudava; e na parte da noite trabalhava como telefonista. Com o segundo emprego, ganhava o equivalente a R$ 500 mensais.

"Eu era a Mulher Maravilha. Nunca tive tempo de curtir, de casar, de nada. Eu só trabalhei e era feliz assim. [...] Enquanto eu estava trabalhando, esquecia todos os problemas da minha família, que eram muitos", desabafou.

Glória Maria criticou as novas gerações por "fazerem história" em tudo. A jornalista se afirmou cansada de contar suas vitórias na carreira: "Eu não tive tempo de pensar que eu fui a primeira. [...] Essa vaidade me cansa. Nunca fui de falar, sempre fui de fazer".

Na época em que ingressou na Globo como estagiária, o diploma de Jornalismo não era necessário para exercer a profissão. Glória atribuiu suas conquistas ao talento e à dedicação.

"Eu tive sorte de chegar em uma época que o talento valia alguma coisa. Sempre fui respeitada como ser humano. Tive a chance de crescer sem ter uma família rica, um marido poderoso… Vim do nada e estou aqui até hoje. A TV Globo nunca me fez favor nenhum. Eu não devo nada a ela [emissora]. O que a emissora investiu em mim, eu dou de volta: audiência e credibilidade", alfinetou.

Escute abaixo o podcast completo com Glória Maria e Mano Brown:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.