Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Fundadora do Magazine Luiza, Luiza Trajano Donato morre aos 97 anos

Divulgação/Magazine Luiza

Luiza Trajano Donato sorri em foto solene; ela usa uma blusa azul e um colar

Luiza Trajano Donato fundou o Magazine Luiza ao lado do marido, Pelegrino José Donato

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 12/2/2024 - 12h08

Fundadora do grupo Magazine Luiza, Luiza Trajano Donato morreu na manhã desta segunda-feira (12), aos 97 anos. Ela iniciou a rede de comércio em 1957, quando abriu a primeira loja, então chamada de A Cristaleira, ao lado do marido, Pelegrino José Donato --morto em 2018, aos 94. A causa não foi revelada.

Luiza e Pelegrino usaram todas as suas economias para abrirem a primeira A Cristaleira, em Franca (interior de SP). A loja foi rapidamente batizada pelos próprios clientes de Magazine Luiza, em homenagem à mulher, que era considerada "a melhor vendedora da cidade".

O comércio rapidamente cresceu e se transformou em império. Segundo dados de 2021, o Magazine Luiza tem 1.481 lojas físicas espalhadas em 21 Estados, mais de 30 mil funcionários e 37 milhões de clientes ativos. Naquele ano, a empresa vendeu R$ 56 bilhões em produtos.

O anúncio sobre Luiza Trajano Donato gerou confusão em alguns internautas, que pensaram que a atual presidente do conselho, Luiza Helena Trajano, é quem teria morrido. A empresária é sobrinha da fundadora do Magalu --como Luiza e Pelegrino não tiveram filhos, a parente homônima foi escolhida para tocar a empresa. Em Franca, para evitar problemas na comunicação, as duas são comumente chamadas de "Luizona" e "Luizinha".

O velório de Luiza Trajano Donato começou às 10h, no Velório São Vicente, em Franca. O enterro está marcado para as 16h, no Cemitério da Saudade. As lojas na cidade ficarão fechadas nesta segunda (12), por motivo de luto.

Confira o comunicado do Magazine Luiza sobre a morte da fundadora:

"Morreu hoje, aos 97 anos, em Franca, no interior de São Paulo, Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza, uma das maiores plataformas de varejo do Brasil. Tia Luiza, como era mais conhecida, nasceu em 20 de setembro de 1926, no seio de uma família de comerciantes. Em uma época em que as mulheres eram criadas para se dedicarem, exclusivamente, à casa e à família, ela ousou ao batalhar para realizar o sonho de empreender.

Aos 31 anos, recém-casada com Pelegrino José Donato, seu companheiro de toda a vida, investiu a economia feita ao longo de anos de trabalho no varejo para comprar seu próprio negócio. A Cristaleira, uma loja de presentes localizada no centro de Franca, logo seria rebatizada pelos fregueses de Magazine Luiza, em homenagem àquela que era considerada a melhor vendedora da cidade. Nascia, assim, o Magalu, o grande legado deixado por Luiza Trajano Donato.

Muitos dos valores que hoje regem os mais de 30 000 colaboradores do Magalu são reflexo do jeito de pensar e de agir de sua fundadora. Tia Luiza tinha uma energia quase inesgotável para o trabalho. Não importava se a tarefa a ser feita era empacotar um produto ou descarregar um caminhão de mercadorias. Era uma vendedora apaixonada, que conhecia as necessidades, os gostos e as possibilidades de seus clientes. Cada um deles era e deveria ser tratado como alguém especial, como a razão de ser do negócio.

Foi assim que Luiza deu as boas-vindas aos funcionários das primeiras 50 lojas abertas simultaneamente na cidade de São Paulo, em 2008: 'Quero pedir a vocês, como boa vendedora que fui, para sempre atender o freguês da melhor maneira possível, sem olhar se ele é branco, preto, pobre, rico, bonito ou feio. Atender com todo carinho, não importa se um esteja usando salto e outro chinelo de dedo. Atender com educação, não tapear o cliente, não mentir de jeito nenhum. Se vocês quiserem crescer na vida, sejam sempre sinceros e honestos'.

Com sua narrativa simples, ela sintetizou a missão daquela que é hoje uma das maiores empresas do país: incluir, ao trabalhar para que o maior número possível de brasileiros tenham acesso a produtos e serviços que melhorem suas vidas.

Luiza Trajano Donato não teve filhos. Durante quase toda a vida dividiu amor, atenção e energia entre o Magazine Luiza e sua família.  No início da década de 90, escolheu uma sobrinha –Luiza Helena Trajano– como sucessora à frente dos negócios. Na época, o Magalu era uma típica rede de varejo de eletroeletrônicos e móveis familiar, com lojas localizadas, principalmente, em cidades de São Paulo e Minas Gerais. 

Sob o comando de Luiza Helena, hoje presidente do Conselho de Administração, o Magazine Luiza tornou-se uma varejista nacional, de capital aberto e dona de uma das culturas corporativas mais admiradas do país. A empresa criada por Tia Luiza demonstrou, ao longo de seus mais de 65 anos, uma incrível capacidade de se transformar, se renovar sem abrir mão de seus valores.  E, assim, perenizar o sonho e cumprir a missão de sua fundadora."


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.