LONGE DA CÂMARA
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Antonia Fontenelle, Adrilles Jorge e Valéria Monteiro; famosos disputaram eleições em 2022
erickmatheusnery.jor@gmail.com
Publicado em 2/10/2022 - 13h36
Atualizado em 3/10/2022 - 13h36
Famosos como Antonia Fontenelle, Valéria Monteiro e Adrilles Jorge foram candidatos no pleito eleitoral deste ano. Contudo, a projeção midiática conquistada durante suas carreiras não foi suficiente para assegurar uma vaga na política a todas as celebridades.
Thiago Gagliasso (PL), irmão de Bruno Gagliasso e participante de A Fazenda 4, da Record, foi um dos poucos vitoriosos. Filiado ao partido de Jair Bolsonaro, o ex-ator recebeu 102.038 votos e será um dos deputados estaduais do Rio de Janeiro pelos próximos quatro anos.
Aliada de Bolsonaro, Antonia Fontenelle (Republicanos) concorreu a uma vaga de deputada federal pelo Rio de Janeiro. Contudo, a youtuber arrecadou 30.975 votos e não conseguiu o emprego em Brasília. Ela está na lista de suplentes da Câmara dos Deputados.
A influenciadora digital Sarah Poncio (PROS) e o ator André Gonçalves (PV) também disputaram vagas na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), mas não foram eleitos. Eles receberam, respectivamente, 26.626 e 2.354 votos. Com esse resultado, ambos entraram para a lista de suplentes da assembleia fluminense.
Pelo Rio, também concorreram a vagas na Câmara, mas não foram eleitos e se tornaram suplentes: o pastor Márcio Poncio (PROS), com 33.367 votos; a atriz Lucélia Santos (PSB), com 10.867 votos; o ex-técnico de futebol Joel Santana (PROS), com 2.184 votos; e a estrela pornô Elisa Sanches, com 4.997 votos.
Ex-secretário Especial da Cultura do governo Bolsonaro, Mario Frias (PL) foi outro famoso eleito deputado federal por São Paulo com 122.564 votos. Assim como Gagliasso, o ex-ator também conseguiu sua vitória graças ao quociente partidário.
Adrilles Jorge (PTB), Felipe Folgosi (PL), Kid Bengala (União Brasil), Ariadna Arantes (PSB), Carlinhos Aguiar (PL), Valéria Monteiro (PSD) e Renata Banhara (Rep) também queriam representar os paulistas na Câmara dos Deputados, mas fracassaram.
O ex-BBB e ex-comentarista da Jovem Pan foi o mais popular entre esses citados, com 91.485 votos, mas não foi eleito. Enquanto isso, os demais artistas conseguiram vagas como suplentes, mesmo tendo menos votos, por terem se filiado a partidos maiores.
Folgosi alcançou 30.921 votos; o ator pornô recebeu o apoio de 10.312 eleitores; a ex-BBB e ex-No Limite ficou com 4.885 votos; o humorista e ex-SBT recebeu 2.300 votos; a jornalista e primeira mulher a apresentar o Jornal Nacional foi escolhida por 1.225 paulistas; e a ex-Banheira do Gugu recebeu 2.494 votos.
O ex-BBB e ex-Fazenda Marcos Harter (PODE) concorreu como deputado federal pelo Mato Grosso, mas conseguiu pouco mais de mil votos e não se elegeu para uma cadeira na Câmara dos Deputados em Brasília.
Apoiador de Bolsonaro, o cantor Netinho (PL) disputou a vaga pela Bahia e recebeu 31.488 votos, mas não foi o suficiente para se eleger. A ex-BBB Elis Nair (AGIR) tentou a cadeira pelo Distrito Federal, mas recebeu apenas 708 votos e também não se elegeu.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Adrilles Jorge
André Gonçalves
Antonia Fontenelle
Ariadna Arantes
Eleições
Felipe Folgosi
Lucélia Santos
Mario Frias
Thiago Gagliasso
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.