Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Multiprofissões

Ferdinand de Fina Estampa, Carlos Machado vira guru de dentistas brasileiros; entenda

Reprodução/Instagram

O ator Carlos Machado encostado numa árvore, em paisagem bucólica, em foto publicada em seu perfil no Instagram

O ator Carlos Machado em foto publicada em seu perfil no Instagram; ele é o Ferdinand de Fina Estampa

FERNANDA LOPES

Publicado em 30/5/2020 - 6h14

Carlos Machado voltou a ser conhecido do público brasileiro ao aparecer em Fina Estampa como o segurança Ferdinand. Mas atualmente ele vive como anônimo nos Estados Unidos, onde tem outras atividades. Além de ator, lida com publicidade, vendas e é assistente no consultório de dentista de sua irmã. Por essa razão, vários dentistas brasileiros têm o procurado para entender como é possível exercer a profissão nos EUA.

Antes mesmo de trabalhar como ator na Globo, Machado já era formado como dentista. No Estado da Califórnia, onde vive, ele ainda não pode atender os próprios pacientes (é preciso estudar durante dois anos lá para validar o diploma brasileiro), mas o ator faz trabalhos de assistente para sua irmã. "Sou ortodontista, posso trabalhar no laboratório, montar aparelhos em um modelo de gesso pra que ela coloque no paciente", explica.

Desde que Fina Estampa voltou a ser exibida e detalhes da nova vida de Machado começaram a ser divulgados na mídia, o ator passou a chamar a atenção de dentistas sonhadores no Brasil.

"Muitos vieram me procurar nas redes sociais, perguntando qual é o caminho para validar nosso diploma. Tenho até respondido que o caminho não é fácil. Eu tenho o green card [visto de permanência para imigrantes nos EUA], já tenho condições de pedir a cidadania. Mas não é tão simples, pra obter o green card fiquei quase dez anos esperando", relata.

A irmã de Machado nasceu e mora lá há mais tempo, o que facilitou para que ele também se mudasse para o país de Donald Trump. O ator vive nos Estados Unidos há três anos e tomou a decisão de emigrar quando sua mulher ficou grávida da primeira filha do casal. Ele cita a questão da segurança como primordial para manter sua família fora do Brasil. "Minha filha nasceu aqui. A gente acredita que aqui está nosso futuro. Mas nunca estarei fechado pra bons trabalhos no Brasil", afirma.

Publicidade, marketing multimeios e novelas gringas

A última novela que Machado fez no Brasil foi Amor à Vida (2013). Quando volta ao país, ele faz algumas campanhas publicitárias, frequentemente na área de odontologia. "Por saberem que sou dentista e ao mesmo tempo um artista", ressalta. "Estou no ar em Manaus, São Luís do Maranhão, Goiânia", enumera.

Carlos também ganha dinheiro ao gerenciar uma equipe de vendedores de cosméticos. "Tem uma equipe, formada por pessoas que vão chamando pessoas, chamando pessoas, e com consumo inteligente. É adquirir um produto que sai mais barato pela propaganda boca a boca. É uma empresa séria, do segumento de network marketing. Eu tenho a minha empresa, que é ligada a essa empresa", ele tenta explicar.

O trabalho de ator continua para Carlos Machado, só que de outra forma. Ele vai frequentemente a Los Angeles para dublar atrações internacionais para países que falam português. "Mas claro que sinto saudade de fazer novela", diz o galã.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.