Longe da TV
ADRIANA SPACA/NOTÍCIAS DA TV
Marlene Mattos durante debate de candidatos ao governo de SP na TV Gazeta, no último domingo
RUI DANTAS
Publicado em 19/9/2018 - 6h17
Sem espaço na TV, Marlene Mattos virou marqueteira política. Ela é uma das consultoras de imagem do candidato ao governo do Estado de São Paulo pelo PDT, Marcelo Candido. Ex-diretora dos programas e empresária de Xuxa Meneghel durante 18 anos, afirma que deixou de vez as emissoras de televisão, mas ainda aceita propostas de quem quer fazer pilotos de programas ou precisa de orientação para atuar diante das câmeras.
"Sou fiel às minhas bases", diz, adotando linguagem de políticos. "Gosto de gente e acho que sei como criar a imagem de uma pessoa em televisão, você não acha?"
Na televisão, Marlene foi do céu ao inferno. Criou e dirigiu programas de sucesso, como Xou da Xuxa, Xuxa Park e Planeta Xuxa. A parceria terminou em 2002. Marlene também dirigiu de atrações de outros apresentadores, como o Mais Você, de Ana Maria Braga, e o Caldeirão do Huck, no início da trajetória deles na Globo.
Marlene também esteve por trás de micos, como o Caixa Preta, Preta Gil, na Band, que durou pouco mais de um verão. Ela também foi diretora-geral da emissora, mas deixou o cargo apenas nove meses depois de assumi-lo, quando o canal chegou a perder o habitual quarto lugar para a RedeTV!.
A diretora ainda produziu programas com Zilu Godoi, ex-mulher do sertanejo Zezé Di Camargo, e com Nicole Bahls, em um canal de TV paga que saiu do ar pouco tempo depois de sua estreia.
Frustrada, ela diz que nunca mais fará televisão. "Até pela minha saúde, cansei de ficar correndo atrás de ibope. Mas se você quiser fazer um programa e precisar de um piloto, podemos produzir", explica.
divulgação/TV Globo
Marlene e Xuxa na década de 90: parceria acabou após 18 anos e vários sucessos na TV
Marlene entrou na campanha de Marcelo Candido no último sábado (15), a convite do diretor Paulo Monteiro, dono da produtora SS Produções. Entre outras coisas, ela já sugeriu ao candidato do PDT até como sorrir, além de ensinar a melhor maneira de começar uma frase ao estilo que faz mais sucesso na TV.
A agora marqueteira também já interferiu no vestuário do candidato. Mudou o figurino para tons mais claros, para contrastar com sua pele, uma vez que Candido é negro. "Fica melhor na TV", explica. E mostrou a Candido qual lado do rosto ele deve mostrar: sempre de frente.
"Se ele [Marcelo Candido] não ganhar a disputa, com certeza vai ganhar visibilidade, credibilidade, respeitabilidade, confiança para o futuro", filosofa a "professora".
Questionada se trabalhando como marqueteira ela teria o mesmo rendimento que na época de sucesso na TV, Marlene dá a entender que não. "Temos de assumir a consequência de nossas escolhas. Mas fique tranquilo: não estou passando fome."
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.