Charles Paraventi

Eterno professor de Malhação, ator emagrece 22kg e volta à Globo após demissão

Divulgação/Acervo Pessoal

O ator Charles Paraventi, famoso por interpretar o professor Afrânio, exibe o corpo sarado atualmente - Divulgação/Acervo Pessoal

O ator Charles Paraventi, famoso por interpretar o professor Afrânio, exibe o corpo sarado atualmente

FERNANDA LOPES - Publicado em 27/09/2018, às 07h06

Até hoje Charles Paraventi é reconhecido nas ruas como Afrânio, professor de Biologia que interpretou durante seis temporadas de Malhação e que continua no ar nas reprises do Viva. Mas seu desligamento do personagem foi conturbado. Segundo o ator de 49 anos, ele foi demitido da Globo em 2007 por ter sido preso com droga. Em 2006, Paraventi foi autuado duas vezes pela polícia do Rio de Janeiro com maconha.

"Se eu fosse rapper, teria vendido milhões de discos. Mas eu estava em Malhação e me deram uma botina na bunda. Falaram que foi por isso. Fiquei muito mal. Depois começaram os e-mails de pais muito chateados, falando coisas como 'Você me enganou', 'Minha filha estava cursando Biologia por sua causa e largou'", revela, pela primeira vez.

"Eu tenho certeza que decepcionei muita gente e fiquei muito magoado com isso. Sei qual é a responsabilidade de fazer um personagem em que as pessoas acreditam e depois dar um mole desse", conta. Procurada pelo Notícias da TV, a Globo não se pronunciou sobre o caso.

Para o ator, o professor Afrânio foi seu melhor personagem e representou uma "pedagogia artística", por ensinar temas escolares na TV.

Além desses episódios com maconha, Paraventi teve outro problema com a polícia, em 2011. Após uma discussão com a ex-mulher (os dois ainda moravam no mesmo apartamento, juntamente com a filha e a atual parceira dele), o ator foi acusado de agressão e preso em flagrante. 

Ele afirma que nunca agrediu a ex e, após passar 16 dias na cadeia, foi absolvido. Hoje, Paraventi diz estar com tudo resolvido em sua vida pessoal e profissional e que aprendeu que, por ser uma pessoa pública, é melhor ter mais cuidado.

"Hoje eu piso em ovos, tenho um chinelo de casca de ovo. Tem que ser. Você está ali na frente [do público], não pode dar mole. Antigamente eu saía com cerveja na mão, não faço mais isso, cuido mais do visual. Eu caí, e a ficha caiu. Senão, ninguém paga pra me ver", declara.

divulgação/tv globo

O ator Charles Paraventi caracterizado como o professor de Biologia de Malhação, Afrânio

Após a demissão de Malhação, o ator chegou a fazer outros trabalhos no Grupo Globo, como participações em Chapa Quente (2015) e em As Canalhas (2015), do GNT. Recentemente, gravou episódios de Pais de Primeira, série cômica do escritor Antonio Prata com previsão de estreia para novembro deste ano. 

Dieta reveladora
O ator também trabalhou nos últimos meses no longa Os Farofeiros 2, da Globo Filmes. Ele fez um filme por ano de 2010 para cá, e após ver que "ocupava a tela inteira" do cinema com seu tamanho, começou uma dieta rígida. Emagreceu 22 quilos em dois meses, hoje está com 90 kg.

"Eu era muito balofo. Cortei tudo, comi só proteína e folha. Lá em casa não reclamaram. Tô melhor, tô bacana, tô gostando do resultado. Consigo ver meu pênis agora, a papada sumiu, dei uma secada bonita. Fui para Bariloche [na Argentina] e até esquiei, muda a disposição", explica.

Com seu novo visual, ele gravará em breve a segunda temporada de Rio Heroes, série da Fox em que interpreta um empresário norte-americano. Além disso, quer desenvolver dois projetos polêmicos: um roteiro de cinema sobre religião e um livro baseado em seu diário dos dias que passou na cadeia.

"Estou escrevendo um roteiro muito delicado, estou pensando até em botar um pseudônimo. E [a passagem pela prisão] é outro capítulo que ainda tenho que contar. Escrevi, se chama 16 Dias. Vi cem marmanjos numa gaiola onde cabem 20. Fiquei impressionado com a logística, se organizam pra não se matarem. Quando eu estava algemado, pensei: 'Vão enrabar o gordinho global'. Mas não rolou, me respeitaram. [A cadeia] É uma coisa maluca, tenho que botar isso no mundo", afirma.

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Com quem Maria da Paz deve ficar em A Dona do Pedaço?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook