QUAL SERÁ O FUTURO?
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Camila em foto nas redes sociais; Duquesa de Cornualha será rainha consorte ao lado de Charles
Camilla, a Duquesa de Cornualha, recebeu o título de rainha consorte com a ascensão de Charles 3º --primeiro na linha de sucessão-- ao trono britânico Entretanto, após a morte de Elizabeth 2ª nesta quinta (8), a atual mulher do Príncipe de Gales se sustentará no cargo?
O título foi abençoado pela rainha Elizabeth durante seu 2º jubileu de platina, que aconteceu em fevereiro deste ano. A falta de popularidade de Camilla sempre foi uma preocupação entre a família real --no Reino Unido, ela tem apenas 32% de apoio entre os súditos, segundo pesquisas locais.
A aceitação da rainha consorte por parte dos britânicos é, inclusive, menor que a aprovação da Duquesa de Cambridge, Kate Middleton. A mulher do príncipe William, o próximo na linha de sucessão de Charles, conta com 45% da aprovação popular.
Descrita por Lady Diana (1961-1997) como a terceira pessoa em seu casamento com o príncipe Charles, Camilla precisou ocupar seu lugar em meio à coroa de maneira discreta. Ainda assim, ela nunca alcançou os títulos de sua antecessora, como Princesa de Gales ou ainda, a "princesa do povo", mesmo que Diana já estivesse divorciada à época de sua morte.
Apesar das polêmicas envolvendo Lady Di, os 17 anos de casamento com Charles fizeram com que a imagem de "vilã" da Duquesa de Cornualha fosse suavizada na corte britânica. Camilla passou a exercer trabalhos com instituições de animais e de alfabetização, além de ser uma das vozes mais fortes na Inglaterra em políticas contra a violência doméstica.
Ainda assim, ela não era um nome aprovado pelos súditos como rainha consorte. A baixa popularidade, então, levou Elizabeth 2ª a fazer um apelo popular durante a comemoração dos 70 anos de seu reinado.
"Quando, na plenitude do tempo, meu filho Charles se tornar rei, eu sei que vocês darão a ele e à sua esposa Camilla o mesmo apoio que me deram; e é meu desejo sincero que, quando chegar a hora, Camilla seja conhecida como rainha consorte", declarou a monarca.
Rainha ou rei consorte é o nome do título dado ao cônjuge do rei vigente. De acordo com a operação London Bridge, o protocolo oficial prevê que o príncipe Charles seja proclamado rei do Reino Unido às 11h locais (7h de Brasília) desta sexta (9), dia seguinte à morte de Elizabeth 2ª.
A nota no site oficial da família real publicou o decreto: "A não ser que algo diferente seja decidido, a rainha consorte é coroada com o rei, em uma cerimônia similar, porém mais simples". A coroação oficial de Charles deverá acontecer dentro de um ano.
O título de rainha consorte, no entanto, não assegura a Camilla a mesma soberania que o marido ou seus poderes políticos e militares. O Príncipe de Gales e a Duquesa de Cornualha passarão a noite no palácio de Balmoral, na Escócia, onde a rainha morreu, e deverão retornar a Londres nas primeiras horas do dia seguinte.
View this post on Instagram
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.