Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

AMÉRICA

Thiago Lacerda e diretor foram detidos fora do Brasil por causa de novela da Globo

RENATO ROCHA MIRANDA/TV GLOBO

Deborah Secco e Thiago Lacerda em gravação da novela América (2005)

Deborah Secco e Thiago Lacerda gravaram cenas de América (2005) na fronteira do México

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 4/11/2022 - 6h25

Há exatamente 17 anos, a novela América chegava ao fim na Globo. Exibido entre 14 de março e 4 de novembro de 2005, o folhetim de Gloria Perez contava a trajetória de Sol (Deborah Secco), que sempre teve o sonho de morar nos Estados Unidos e faz a travessia de forma ilegal. Para rodar as cenas na fronteira do México, a equipe enfrentou perrengues como o frio de -4°C e também a desconfiança de policiais norte-americanos. Thiago Lacerda, o diretor Jayme Monjardim e uma produtora chegaram até a ser detidos.

O susto com as autoridades aconteceu ainda na fase de pesquisas para a trama. O diretor, o intérprete do golpista Alex e a produtora estavam gravando algumas imagens do posto de fronteira entre as cidades de El Paso (Texas, nos Estados Unidos) e Juarez (México). Eles foram abordados pelos policiais e sentiram na pele o tratamento dado aos estrangeiros vistos como suspeitos. O trio de brasileiros só foi liberado depois de seis horas.

Gloria Perez e Monjardim também escutaram relatos de vários imigrantes ilegais que se arriscaram na travessia entre México e Estados Unidos para dar mais veracidade à história contada na novela. A escritora tinha a intenção de contar como funciona o esquema da passagem, além de relatar os perigos e golpes sofridos por essas pessoas.

"A ideia de América surgiu nos Estados Unidos. Eu estava de férias e passei por uma fila enorme, a da imigração. Cheguei no hotel e comecei a conversar com a moça do café. Ela era cubana, tinha entrado clandestina nos Estados Unidos, deixado marido e filhos em Cuba, e não queria voltar, porque achava que ali teria uma chance. Conversei com outra que tinha vindo da Argentina, também tinha entrado clandestina", explicou Gloria ao site Memória Globo.

E essas coisas foram me fascinando. Comecei a reparar como é forte essa coisa do sonho americano. O que as pessoas arriscam, o que elas jogam pro alto pra conseguir chegar lá, certas de que vão ter a chance que não tiveram. Então achei que tinha que contar essa experiência.

Cerca de 20 profissionais da Globo acompanharam as gravações na fronteira ao lado dos atores Deborah Secco, Luís Melo, Bete Mendes, Rosi Campos, Juliana Knust, Fernanda Paes Leme e Thiago Lacerda. A equipe sofreu também com a temperatura baixa, que chegou aos -4°C na hora em que rodavam as sequências no deserto e às margens do Rio Grande.

Mudanças na história

Apesar de ter enfrentado todos esses perrengues na fronteira, Jayme Monjardim saiu da direção da novela um mês após a estreia. Ele foi substituído por Marcos Schechtman, que fez várias alterações na trama.

Até mesmo a música da abertura foi trocada: Órfãos do Paraíso, cantada por Milton Nascimento, deu lugar para a versão de Ivete Sangalo de Soy Loco por Ti América. Na trilha sonora foram colocadas ainda canções mais animadas para acompanhar o novo clima da história.

Considerada chorona e sem graça, Sol também teve uma virada depois da troca na direção. A mocinha ganhou um figurino mais sensual quando começou a trabalhar como dançarina em uma boate de Miami. Com mais vitalidade, a jovem passou a ter uma motivação maior para conseguir dinheiro por causa da doença do padrasto, que precisava de uma cirurgia.

Gloria Perez também precisou mudar os rumos do casal principal para agradar o público no decorrer da trama. Diferentemente do previsto no início, Sol e Tião (Murilo Benício) terminaram a história separados. Ela construiu uma família com Ed (Caco Ciocler), e o peão se casou com Simone (Gabriela Duarte).

América nunca foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo nem no canal Viva. A novela entrou para o catálogo do Globoplay em abril de 2022 --após muitos apelos de Deborah Secco nas redes sociais.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.