Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FALTA DE SONO

Djavan sofre de Parkinson? Cantor tenta encerrar boato: 'Tremor essencial'

GRAÇA PAES/AGNEWS

Djavan usa camisa colorida e blazer em entrevista ao Conversa com Bial, da Globo

Djavan em passagem de som no Rock in Rio 2022 deste sábado (10); cantor tem 73 anos de idade

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 9/8/2022 - 14h38
Atualizado em 10/9/2022 - 17h24

Aos 73 anos e atração do Rock in Rio neste sábado (10), Djavan está com "zero doença", de acordo com ele mesmo. O cantor explicou que tem uma alimentação regrada e negou que sofra Parkinson. Os boatos de que o artista tenha a condição que causa tremores no corpo se intensificaram nos últimos anos, mas ele afirmou que o problema era falta de sono.

"Tive uma coisa chamada tremor essencial. Alguns têm nas mãos, outros nas pernas. Eu tive na cabeça. Era foda porque você aparece e aquilo já vem à tona, dava para ver de cara. E é muito emocional. Se você está preocupado, aquilo se acentua. O médico detectou, me medicou e eu fiquei bom. Não tive mais nada", justificou ele, em entrevista ao jornal O Globo, publicada em agosto.

Djavan falou que não se chateia ao tratar sobre o boato de que teria Parkinson e argumentou sobre o diagnóstico do tremor essencial: "É uma disfunção provocada pela carência de sono. Quanto menos você dorme, mais propensão ao tremor essencial você tem. Nunca fui o sujeito que mais dormiu na vida. Estou melhor agora", reforçou.

Sobre vaidade, o artista comentou que nunca se achou "um gato" e que seu ponto de maior cuidado é com a saúde: "Disso eu não abro mão. Tenho uma equipe médica, uma médica antroposófica que cuida de mim há muitos anos. A idade só aparece quando a saúde se afasta um pouco. Enquanto há saúde, há disposição e liberdade para fazer o que quiser".

Djavan é casado com Rafaela Brunini, com quem está desde 2000. Antes, o compositor teve um longo relacionamento com Maria Aparecida dos Santos Viana, entre 1972 e 2008.

Namorei muito em Maceió [cidade onde nasceu] e depois que me separei. Namorei tudo que podia em um ano. A separação causou muito sofrimento e pensei que nunca mais ia querer saber de casamento. Nesse período, caí matando. E nem sabia muito como era, porque tive uma vida certinha. Depois de um ano veio a Rafa... No começo eu não queria, mas não teve jeito.

O cantor revelou que trata o sexo como "comer e respirar". Pai de cinco filhos, avô e em atividade no trabalho, Djavan controla a alimentação e o estresse para se manter bem.

"Como bem. Não como açúcar, fritura ou carne vermelha. Como muita fruta e tomo muita água, que é tudo nessa vida. Inclusive para a barriga, dilui a gordura. Também procuro não me estressar que o estresse é uma praga. Faço pilates e ando na esteira", disse, ao detalhar os cuidados com o corpo.

TUDO SOBRE

Rock in Rio


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.