Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESTRELAS MALTRATADAS

Com carreiras de sucesso, Xuxa, Gal Costa e Larissa Manoela padeceram do mesmo erro

REPRODUÇÃO/TV GLOBO E INSTAGRAM

Montagem com fotos de Xuxa, Gal Costa e Larissa Manoela, as três sérias

Xuxa, Gal Costa e Larissa Manoela: três artistas tiveram casos impressionantes expostos ao público

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 19/8/2023 - 7h04

Nas últimas semanas, fatos das vidas íntimas de três estrelas da cultura pop nacional foram expostos, e as revelações chocaram o público. Xuxa Meneghel, Gal Costa (1945-2022) e Larissa Manoela traçaram diferentes carreiras e pertencem a diferentes gerações e contextos históricos, mas padeceram de um mesmo mal: confiaram e tiveram dentro de suas casas pessoas que lhes proporcionaram diversas formas de traição, prejuízo e dor.

O caso de Larissa Manoela tem comovido o Brasil. Em entrevista ao Fantástico, a atriz abriu o jogo sobre a batalha judicial que trava com os pais, Gilberto Elias e Silvana Taques. A eterna Maria Joaquina acusou os progenitores de embolsarem e controlarem a maior parte do dinheiro que ela ganhou ao longo de 18 anos de carreira. Também alegou que foi privada do direito de usufruir de seus próprios rendimentos.

A jovem não tinha conta bancária, era dona de apenas 2% da empresa utilizada para as transações comerciais de seus trabalhos e não tinha dinheiro sequer para comprar um milho na praia, o que virou meme nas redes sociais. Ela afirmou que abriria mão de seu patrimônio inteiro, estimado em R$ 18 milhões, para resolver a questão com os pais.

Acima disso, Larissa não tinha o que a sociedade convencionou como o dever dos pais, que é dar afeto e cuidado por um filho. No comunicado expedido ao Fantástico, Silvana e Gilberto afirmaram, por meio de seus advogados, que a filha era amada incondicionalmente. Mas não foi isso o que denotou a fala da mãe de Larissa, gravada num áudio exposto pela atriz. Silvana afirmava que de mãe, Larissa só teria o título. Ou seja, quando as condições estabelecidas pelos pais foram questionadas pela filha, ela perdeu tudo, inclusive o patrimônio e o suposto amor.

Silvana quebrou o silêncio na última quinta-feira (17), em entrevista à Folha de S.Paulo. Ela disse: "A nossa única intenção como pais, ao constituir as empresas, foi blindar o patrimônio da Larissa contra terceiros. Nunca quisemos ficar com nada dela".

Gal e Wilma

Amor também era o que supostamente unia Gal Costa e Wilma Petrillo. Em julho deste ano, uma reportagem da revista Piauí denunciou uma série de ameaças, golpes e atritos que a viúva da cantora teria cometido com amigos dela e profissionais do audiovisual brasileiro.

Além disso, amigos e ex-funcionários da estrela da MPB afirmaram que Wilma agia contra Gal Costa. Ela teria praticado atos abusivos, como chamar a cantora de "burra, velha e gorda" e prejudicar diretamente a carreira de Gal. A viúva teria dado calote em produtores, impedido contatos e contratos para apresentações e ainda dito que ninguém se interessava mais por Gal.

A defesa de Wilma negou as acusações. "Tais afirmações e questionamentos partem de premissas genéricas, sem apoio em fatos concretos, falsas e caluniosas", disse o advogado dela por meio de nota à imprensa.

Xuxa e Marlene

Larissa e Gal moravam na mesma casa que as pessoas que supostamente prejudicaram suas carreiras, e as relações estavam em um contexto de família. Já Xuxa colocou intensamente dentro de sua vida e de sua casa uma pessoa que a princípio era apenas uma colega de trabalho.

Ao longo de 19 anos, Xuxa foi empresariada por Marlene Mattos. A relação das duas se tornou íntima e intensa num nível em que Marlene chegou a acompanhar um exame ginecológico de Xuxa, a dizer quando ela podia ou não sair de quartos de hotéis e a escolher com quem ela poderia se relacionar.

Em seu documentário, Xuxa acusou Marlene de ter sido responsável por vários pontos dolorosos e lamentáveis de sua carreira, como o reencontro indesejado com seu pai no palco do Xou da Xuxa (1986-1992), em 1992, e o fato de as paquitas serem todas brancas e obrigadas a pintarem os cabelos de loiro.

Marlene também falou no documentário e não demonstrou arrependimento, apenas justificou que as coisas eram assim e que pode ter exagerado ou falado uma ou outra coisa só para "encher o saco" da apresentadora.

Os três casos impressionam pelas gravidades das situações e por mostrarem mulheres que, sob os holofotes, parecem gigantes, com milhões de fãs, presenças fortes, talentos e carismas reverenciados no país inteiro. Entretanto, de acordo com os relatos que vieram a público, intimamente elas vivenciaram o oposto: desrespeito, desconfiança e escassez de consideração e cuidado.

Em entrevista ao Encontro do último dia 10, Xuxa falou sobre o que acredita ter sido seu maior erro em sua carreira: "Ter confiado demais nas pessoas erradas". Tudo muda o tempo todo no mundo, mas a história da vida privada de grandes estrelas parece se repetir.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.