Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HOMENAGENS

Cid Moreira, Walcyr Carrasco e mais famosos se despedem de Lolita Rodrigues

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Lolita Rodrigues

Lolita Rodrigues morreu neste domingo (5), aos 94 anos, em decorrência de uma pneumonia

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 5/11/2023 - 13h04
Atualizado em 5/11/2023 - 13h28

A notícia da morte de Lolita Rodrigues neste domingo (5) pegou admiradores e artistas de surpresa. A atriz, cantora e apresentadora de 94 anos não resistiu a uma pneumonia, e famosos foram às redes sociais prestar homenagem a um dos maiores ícones da TV brasileira.

Walcyr Carrasco, autor de Terra e Paixão, lamentou a morte de Lolita e prestou solidariedade à família. "Mais uma notícia triste nesta semana. Descanse em paz, minha querida e eterna Lolita Rodrigues, uma das grandes pioneiras da TV brasileira. A arte está de luto! Meus sentimentos aos familiares, admiradores e amigos!", escreveu o novelista.

O locutor Cid Moreira postou um vídeo em que lembrou a amizade de Lolita com Nair Bello (1931-2007) e Hebe Camargo (1929-2012). "Me despeço da última do trio mais alegre que conheci na TV. Meu abraço aos familiares de Lolita Rodrigues, que vai reencontrar suas amigas e, juntas, vão se divertir no céu!", disse o locutor.

O perfil dedicado às memórias de Nair Bello, administrado pelo neto Gustavo Braun, emocionou os seguidores com uma mensagem de pesar. Ele resgatou a amizade de Lolita com Nair e Hebe Camargo. "Hoje é um dia muito muito muito especial, bambinos. Hoje se junta a mim e Hebe aqui na Mooca nossa grande amiga de vida, Lolita Rodrigues", postou no X.

"Não há palavras para explicar o que essa grande atriz e pessoa significa para todo o Brasil, mas sei dizer que meu coração está em festa, pois a vida dessa minha amiga ficará eternizada nas mentes e corações de tantos. Lolita finalmente está aqui em meu abraço", homenageou o perfil de Nair.

Famosos lamentam morte de Lolita

Marcos Caruso, que está no ar em Elas por Elas, postou uma breve mensagem para homenagear a atriz. "Lolita Rodrigues, minha amiga, receba os aplausos do Brasil e os da tua chegada à paz e à luz", desejou.

Assim como boa parte dos fãs na internet, Serginho Groisman relembrou a entrevista icônica do trio a Jô Soares (1938-2022) no Programa do Jô (2000-2016) em sua homenagem. "Lolita hoje se junta a Nair, Hebe e Jô. Risadas garantidas no céu", comentou o apresentador.

Marcello Camargo, único filho de Hebe, também prestou sua homenagem nas redes sociais. "Nossa amada Lola nos deixou hoje, minha segunda mãe, como ela sempre dizia. Tenho certeza que minha mãe a estará recebendo hoje com muito amor essa amiga de uma vida e da eternidade! Te amo Lola!"

"Cumpriu lindamente sua missão, uma grande artista que deixou sua marca na televisão brasileira e em nossos corações. Vá em paz, que Deus te ilumine cada vez mais em sua nova jornada de luz, receba todo nosso amor e gratidão", escreveu a atriz Beth Goulart.

Lucio Mauro Filho destacou o pioneirismo de Lolita, que cantou o Hino da Televisão na inauguração da TV Tupi (1950-1980) no lugar de Hebe Camargo.

"Lolita Rodrigues se despede do palco da vida, sob aplausos com duração de eternidade! Foi pioneira em tudo e, não por acaso, inaugurou a TV brasileira em 1950, cantando o hino feito para a ocasião da estreia da TV Tupi", lembrou o ator e músico.

"Aposentou-se em Viver a Vida [2009], cujo título serviu como uma espécie de mantra, um subtítulo de uma mulher que fez isso como poucas. Agora vai tricotar pelas estrelas ao lado da inseparáveis, Hebe Camargo e Nair Bello. Já posso ouvir as gargalhadas daqui! Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores desta artista formidável. Obrigado por tudo, Lolita! Descanse em paz grande dama!", completou ele.

Tassia Camargo fez um relato emocionante para lamentar a morte de Lolita Rodrigues. "Realmente aqui não dá mais. Um amigo avisou-me que a grande amiga e atriz Lolita Rodrigues partiu. São tantas perdas da minha história que, se eu for, desde que tenha a sorte de ir sem dor, seria um alívio", escreveu.

"Não está legal, não está nada giro. Uma grande mulher parte e deixa tantas histórias. Trabalhar com Lolita, Nair Belo e Hebe foi muito especial. Hoje elas juntam-se. Com certeza a Hebe e a Nair dirão :'Demorou hein!'. Os meus sentimentos aos familiares, amigos em comum e fãs. Descanse querida e aproveite este outro plano, aqui não dá mais. Até já", finalizou.

Morte de Lolita Rodrigues

Lolita Rodrigues morreu na madrugada deste domingo (5), em João Pessoa, na Paraíba, vítima de uma pneumonia, aos 94 anos. A atriz, cantora e apresentadora foi uma das pioneiras da TV brasileira estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves

A médica Silvia Rodrigues, filha da artista, informou ao G1 que o corpo da artista será cremado ainda hoje, numa cerimônia restrita à família.

Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite nasceu em Santos, litoral de São Paulo, em 10 de março de 1929, e acumula histórias que se confundem com a chegada da televisão no Brasil. Ela cantou o hino da TV brasileira no programa de estreia da TV Tupi (1950-1980), em 18 de setembro de 1950.

De família espanhola, Lolita encarou personagens que falavam com sotaque castelhano, como em Sassaricando (1987), quando ela interpretou a Aldonza, mãe de Tancinha (Claudia Raia). Em Terra Nostra (1999), viveu outra espanhola, Dolores.

Em seu último trabalho na TV, a artista deu vida a Noêmia, avó de Luciana (Alinne Moraes), na novela Viver a Vida (2009).

Vida e carreira de Lolita Rodrigues

Iniciou a carreira em radionovelas na Rádio Record aos dez anos, em São Paulo, e seguiu como cantora da rádio, com passagens pelas emissoras Bandeirantes, Cultura e Tupi. Ganhou dois Troféus Roquette Pinto como melhor cantora.

Na inauguração da TV Tupi, substituiu Hebe Camargo (1929-2012) e entoou o hino criado para a ocasião. Essa história e outras tantas foram contadas a Jô Soares (1938-2022) na entrevista icônica do Programa do Jô (2000-2016), no ano 2000, ao lado das amigas inseparáveis, Hebe e Nair Bello (1931-2007). Clique aqui para assistir.

Ainda na Tupi, apresentou os programas Música e Fantasia (1950-1954), Clube dos Artistas (1955-1960), Almoço com as Estrelas (1956-1983), Você Faz o Show (1960) e Chá das Bonecas (1960).

Como atriz, seu primeiro grande papel foi em Corcunda de Notre Dame (1957), no papel da cigana Esmeralda. Na Excelsior (1960-1970), fez a primeira telenovela diária, a 2-5499 Ocupado (1963).

A amizade de Lolita e Nair Bello foi celebrada também nas novelas. Elas contracenaram em A Viagem (1994), Uga Uga (2000), Kubanacan (2003) e no Zorra Total (1999-2015).

Em 2010, após encerrar sua participação em Viver a Vida, decidiu se aposentar. Mudou-se para João Pessoa em julho de 2015, onde passou a viver com a filha. A última aparição pública de Lolita foi em dezembro de 2017, quando prestigiou uma apresentação do espetáculo Hebe - O Musical, em São Paulo.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.