CONTROVÉRSIAS E DIFICULDADES
DIVULGAÇÃO/BOB PAULINO
Diretor precisou conquistar a confiança de Chitãozinho e Xororó durante produção de série
A trajetória de Chitãozinho e Xororó virou tema de uma série do Globoplay. Mas Hugo Prata, diretor de As Aventuras de José & Durval, precisou conquistar a confiança dos músicos durante "sessões de terapia". Aos poucos, os ícones do sertanejo foram se sentindo confortáveis para expor controvérsias e dificuldades de suas carreiras.
Em entrevista ao Notícias da TV, Prata revela como foi a participação de Chitãozinho e Xororó no desenvolvimento da trama. Reservados, eles não costumam entregar detalhes de suas vidas pessoais em entrevistas. O diretor e os roteiristas, então, agendaram reuniões virtuais com a dupla --a série foi desenvolvida durante a pandemia.
"Não é nada chapa branca", assegura Prata. "Marcamos algumas conversas longas, passava uns 20 dias, marcávamos de novo pra construir. Nessas conversas, fomos provocando e explicando que eles precisavam contar as passagens mais difíceis e tristes da vida deles."
A dramaturgia é toda feita em cima da tragédia. Cutucamos e tiramos aos poucos os momentos de dificuldades, controvérsias, as histórias de família que ninguém sabia. Eles foram entendendo e soltando para a gente, e depois fizemos essa combinação.
De acordo com Rafael Lessa, um dos roteiristas da série, Chitãozinho e Xororó estavam abertos às sugestões da produção. "Nós também temos bom senso. Se é dramático, está na série. Se virou dramaturgia, está na série", completa.
Hugo Prata tem experiência com produções biográficas. Em 2016, ele foi responsável pela direção de Elis, filme baseado na trajetória da cantora Elis Regina (1945-1982). Apesar do currículo, a pressão permanece --dessa vez, com figuras ainda ativas na música brasileira.
O diretor menciona a construção do roteiro como a principal dificuldade. Na trama, ele deve honrar a história da dupla e agradar aos telespectadores, sejam admiradores do sertanejo ou não. A seleção das músicas, por exemplo, deve estar amarrada com o contexto da produção.
"É preciso achar o recorte, não cabe a vida da pessoa inteira. O que vamos abordar?", reflete Prata. A série acompanha a trajetória de Chitãozinho e Xororó entre 1968 e 1990. "Depois de tomar essa decisão, quais os episódios dessa biografia que levam à história que decidimos contar?".
"Tanto em Elis quanto aqui, é essencial a boa seleção das canções que vão para a tela. Não são apenas os hits. Temos que elencar as músicas que levam nossa história pra frente. Não pode parar o episódio pra entrar uma canção. Tem que estar naquele ano e na intenção daquele episódio", continua.
Por fim, o diretor destaca a importância da escalação do elenco. Chitãozinho e Xororó são interpretados, respectivamente, por Rodrigo Simas e Felipe Simas. "Tem que ter a essência dos personagens", complementa. "Não estávamos livres, nós tínhamos um lugar para chegar."
Chitãozinho e Xororó não acompanharam as gravações nem leram o roteiro da produção. Os cantores assistiram aos episódios apenas depois de finalizados. Em um evento para jornalistas, a dupla sertaneja afirmou que se emocionou com a série. Os dois desenvolveram uma forte amizade com Prata e rasgaram elogios para o elenco.
"Vendo tudo isso acontecer, para dois humildes sertanejos que saíram do Paraná, viver um momentos desses... Não consigo nem falar, estou emocionado", elogiou Chitãozinho. "Vocês não têm ideia da emoção que sentimos. Ver a gente na tela e ver nossa história acontecendo, aprendemos a entender um pouco mais", disse Xororó.
Os três primeiros episódios de As Aventuras de José & Durval, em referência ao nome verdadeiro da dupla sertaneja, estreiam na próxima sexta (18) no Globoplay. A produção percorre a trajetória de Chitãozinho e Xororó desde a infância, no interior do Paraná, até a consagração no ramo artístico.
Assista ao trailer:
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com tudo sobre novelas, celebridades, reality show e televisão.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.