BIG BOSS
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho: diretor vai deixar a Globo no fim deste ano
José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho, transferiu a marca Big Boss para a Globo antes de deixar definitivamente a emissora. O diretor do núcleo de reality shows criou o termo no Big Brother Brasil para se comunicar com os confinados e também com os telespectadores. A Globo, que exibe o BBB desde 2002, se tornou detentora dos direitos do título apenas no início de setembro.
Segundo a revista Veja, o pedido para que a marca fosse repassada para a emissora foi feito internamente. O Notícias da TV confirmou que o marido de Ana Furtado abriu a solicitação do registro de Big Boss em janeiro do ano passado em duas categorias diferentes: entretenimento e comercialização de produtos. Ele se tornou titular apenas em 11 de julho deste ano.
O documento obtido pela reportagem aponta que a emissora terá os direitos do Big Boss até 2034. Após essa data, o INPI estipula prazos para a prorrogação de registro de marca. É preciso arcar com um valor para a renovação.
A marca Big Boss foi registrada na classe 11 do INPI, destinada a atividades relacionadas a educação, entretenimento, produção de shows e musicais, programas de televisão, direitos de citação em textos, esportes e cultura. A posse dessa classe foi repassada de Boninho pela Globo.
De acordo com a revista, o diretor fez outras solicitações além da classe 11, mas elas não foram aceitas pelo órgão. Boninho queria ter o direito de Big Boss para lançar produtos em seu nome e usar o título em possíveis publicidades. A marca foi solicitada para produtos como abridores de vinhos, brinquedos e cerveja.
Boninho anunciou em setembro sua saída da Globo após 40 anos de casa. Ele recebeu uma proposta do diretor Amauri Soares para fazer parte do elenco de artistas da casa, mas recusou. Sua despedida como diretor de reality show foi no Estrela da Casa. O contrato vai até o fim do ano. Após esse período, ele vai abrir uma produtora de conteúdo onde vai desenvolver obras da TV aberta.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.