Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CLAUDIA ALENCAR

Atriz de Tieta viu a morte de perto ao ser torturada na ditadura: 'Deram choques'

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Claudia Alencar no podcats Papagaio Falante, no YouTube

Claudia Alencar: ex-atriz da Gobo foi denunciada na Ditadura Militar e sofreu nas mãos da polícia

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 17/11/2022 - 14h03

Claudia Alencar, conhecida por interpretar a mulher de branco em Tieta (1989), relatou que sofreu na época da Ditadura Militar (1964-1985). A artista se emocionou com a descrição das torturas a que foi submetida quando policiais militares a levaram para uma cela. Ela era professora de teatro e denunciava as atrocidades do regime. "Deram choques e mais choques", contou.

A artista ministrava um grupo de atores em sua casa, no bairro do Morumbi, em São Paulo, e também numa escola local. "Era o fascismo que estava no Brasil. Eu era e sou contra. Fazia teatro nas ruas de São Paulo para denunciar as torturas. Meu grupo caiu nas mãos da Ditadura", relatou ela no podcast Papagaio Falante, no YouTube.

A mãe dela não sabia do que se tratava a procura da polícia, então revelou aos oficiais que a filha não estava em casa e deu a localização dela. "Foram me buscar na escola, me colocaram num camburão, e aí foi. Me torturavam muito", lembrou.

"Me puseram um capuz e já começaram a me pisotear no carro, me jogaram numa cela fria, lá em São Paulo. Uma cela onde a gente fazia as necessidades lá mesmo. Deram choques e mais choques. Me puseram num pau de arara, porque eu era contra o regime. Queriam que eu falasse, e eu não falava nada", contou Claudia.

Fiquei com muito medo. Não falei nada para os meus pais o que eu tinha sofrido. Estava machucada e depois fiquei um mês sem sair do meu quarto.

Os militares não conseguiram tirar nenhuma informação dela, mas Claudia teme pela volta de uma ditadura. Ex-amiga de Cassia Kis, ela reprovou as atitudes da atriz de Travessia em apoiar um golpe militar e ser homofóbica.

"Ela fica falando do posicionamento político dela, que é contrário ao da maioria dos artistas. Mas é homofóbica... Isso é um absurdo. Acho que ela é uma boa atriz, mas está equivocada. Tem uma postura mais enfática diante das coisas. Agora ela é religiosa também. Pode ter o posicionamento que você tiver, mas ela é homofóbica", criticou.

Confira abaixo o podcast:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.