OSCAR DO TEATRO

Atriz de Glee faz história como primeira cadeirante indicada ao Tony

Divulgação/Oxygen

Ali Stroker durante performance no reality show The Glee Project, que a revelou na TV - Divulgação/Oxygen

Ali Stroker durante performance no reality show The Glee Project, que a revelou na TV

LUCIANO GUARALDO - Publicado em 30/04/2019, às 12h07

A atriz norte-americana Ali Stroker, que participou da série Glee (2009-2015), fez história na manhã desta terça-feira (30) ao ser indicada ao Tony, considerado o Oscar do teatro. A intérprete de 31 anos é a primeira cadeirante nomeada ao maior prêmio dos palcos. Ela concorre pelo musical Oklahoma!, que recebeu outras três indicações.

Ali ficou conhecida pelos fãs de Glee antes mesmo de atuar na comédia. Ela foi uma das participantes da segunda temporada do reality show The Glee Project (2011-2012), que dava ao seu vencedor um arco de pelo menos sete episódios na série.

A atriz não ganhou a competição, mas chegou à final. Ganhou um prêmio de consolação do produtor Ryan Murphy: uma participação em um episódio da quarta temporada de Glee, na pele de Betty Pillsbury, uma parente da conselheira estudantil Emma (Jayma Mays). Sua personagem teve um envolvimento com Artie Abrams (Kevin McHale), o cadeirante do coral New Directions.

Depois da série, Ali Stroker se dedicou aos palcos: participou de uma montagem diferente do musical Spring Awakening (montado no Brasil como O Despertar da Primavera), que contava com atores surdos e muita linguagem de sinais, em cartaz entre 2015 e 2016. Na época, ela já tinha feito história ao se tornar a primeira atriz cadeirante a se apresentar na Broadway.

Ali também atuou em três episódios da comédia Faking It (2014-2016), da MTV, de um capítulo do drama Ten Days in the Valley (2017) e da policial Máquina Mortífera. Neste ano, ela apareceu na série Charmed, exibida no Brasil pelo Globoplay.

Com sua indicação ao Tony, Ali também quebrou uma barreira de Glee: ela é a primeira atriz da comédia musical a ser indicada ao Oscar do teatro. O único integrante do elenco que já tinha recebido a honra foi Matthew Morrison, que viveu o professor Will Schuester. Ele, no entanto, concorreu em 2005, antes da série.

Jenna Ushkowitz, que viveu a falsa gaga Tina Cohen-Chang em Glee, venceu o Tony no ano passado, mas não como atriz --ela foi produtora do musical Once in This Island, no qual sequer chegou a atuar.

Também foram indicados ao Tony deste ano atores conhecidos dos fãs de TV, como Bryan Cranston (Breaking Bad), Adam Driver (Girls), Jeff Daniels (The Newsroom), Laurie Metcalf (Roseanne), Santino Fontana (Crazy Ex-Girlfriend), Ruth Wilson (The Affair) e Fionnula Flanagan (Brotherhood).

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Você gostou da escolha de Maju Coutinho para o Jornal Hoje?

Últimas notícias

Notícias da TV
Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook