Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MONIQUE ALVES

Atriz da Globo perdeu batalha contra doença cruel e não realizou sonho

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Monique Alves na novela Meu Bem, Meu Mal (1990), com terno rosa e expressão séria

A atriz Monique Alves na novela Meu Bem, Meu Mal (1990); ela não resistiu a uma leucemia

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 13/1/2023 - 6h15

A atriz Monique Alves teve uma morte precoce, após perder a batalha contra uma doença cruel. Ela foi diagnosticada com leucemia e, aos 32 anos, não resistiu às complicações de uma fase do tratamento. Monique não conseguiu realizar o sonho que tinha de ir morar na França com seu namorado.

A carreira dela como atriz começou em 1982, numa participação na novela Sétimo Sentido, da Globo. Na sequência, atuou em tramas como Pão-Pão, Beijo-Beijo (1983), Partido Alto (1984) e Pacto de Sangue (1989). O papel de maior destaque foi em Meu Bem, Meu Mal (1990), como a secretária Luciana.

No ano seguinte, Monique descobriu que estava com leucemia. A atriz Silvia Pfeifer, amiga dela, organizou uma campanha para arrecadar US$ 100 mil para custear a cirurgia e o procedimento de transplante de medula de que a Monique iria precisar. "Fico emocionada por saber como tem gente que gosta de mim", disse ela em entrevista ao jornal O Globo, em novembro de 1991. 

Mesmo doente, Monique fez uma participação na novela O Dono do Mundo, para ocupar a cabeça durante a fase difícil. Ela também contou que o papel foi um presente do autor, Gilberto Braga (1945-2021), que sabia que a artista estava precisando de dinheiro.

Durante o tratamento, a atriz conheceu um médico francês, e os dois começaram um namoro. Ela tinha o sonho de se mudar para a França e viver com ele quando estivesse curada.

"A gente pensa em se casar quando tudo isso tiver se resolvido. E é provável que vá morar na França, já que achamos que fica mais fácil eu me mudar para lá do que ele vir para o Brasil", explicou. 

Mas não houve tempo. Monique morreu em agosto de 1994, aos 32 anos, no Rio de Janeiro. Ela havia sido submetida a dois transplantes de medula, e na segunda vez teve infecções, que a levaram a óbito. Em 1997, o diário que a atriz manteve para registrar a vida com a doença foi publicado como livro, chamado Monique Alves – A Favor da Vida.



Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.