Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEM IMITAÇÕES

Atores adotam estratégia antissósia para série sobre Chitãozinho e Xororó

DIVULGAÇÃO/BOB PAULINO

Rodrigo Simas, à esquerda, e Felipe Simas, à direita

O elenco da série sobre Chitãozinho & Xororó se distanciou de trejeitos para os personagens

JOSÉ VIEIRA e LUCIANO GUARALDO

jose@noticiasdatv.com

Publicado em 19/8/2023 - 7h02

Os atores escalados para As Aventuras de José & Durval, série biográfica sobre Chitãozinho e Xororó, enfrentaram perrengues para adaptar seus personagens à dramaturgia. Além da impossibilidade de manter um contato diário com figuras próximas à dupla sertaneja, Hugo Prata, diretor da produção, pediu que o elenco não se apegasse a trejeitos ou imitações.

Desde a concepção do projeto, Prata havia definido que não gostaria de que a série se tornasse um "concurso de sósias". Ao Notícias da TV, o diretor explica que estimulou a liberdade artística. "Nunca foi um caso de imitações, tanto de nossa parte quanto dos atores. Ninguém ficou muito preso."

A preocupação inicial do diretor era procurar artistas que se encaixassem com a essência dos personagens. Em seguida, Prata trabalhou para que as interpretações não seguissem um método robotizado. "Sempre tivemos uma proposta muito grande de escalar atores com características que o papel pedia. Todo mundo viajou no texto, no que estava colocado ali", continua.

Na série, Rodrigo Simas e Felipe Simas interpretam Chitãozinho e Xororó. Ao entrarem no projeto, os atores pensavam que entrariam em contato imediato com a dupla sertaneja. No entanto, o diretor barrou o encontro inicial e pediu que eles valorizassem a relação fraternal em cena.

"A gente achava que, de cara, conversaríamos com Chitãozinho e Xororó, e ele [Hugo] falou: 'Acho melhor não'. Ele nos deu a licença poética de ser o meu José, e o Durval do Felipe", explica Rodrigo. O ator conta que, para construir o personagem, assistiu a entrevistas e shows da dupla. Só posteriormente conversou com Chitãozinho.

"Não fazia muito sentido encontrar com eles hoje, porque estávamos fazendo eles lá atrás. Era muito uma preparação de irmão, eu e o Felipe", continua. "Nossa preparação era na nossa convivência, no treino de violão, no treino de voz, na fonoaudióloga, sempre como dupla."

"Foi muito assertivo para a gente. Esse distanciamento nos permitiu criar e ter liberdade que, se ficássemos presos à imagem deles, não experimentaríamos como irmãos. Acho que a relação enquanto irmãos é mais profunda do que copiar trejeitos", complementa Felipe.

Dona Araci Lima, mãe dos cantores, é interpretada por Andréia Horta na produção. A ausência de referências sobre a personagem, que morreu em 2010, fez com que a atriz investigasse o próprio passado para a construção do trabalho. Nascida em Minas Gerais, ela teve o sertanejo raiz como uma inspiração. "Traz uma memória afetiva muito forte", pontua.

No desenvolvimento da relação com os filhos em cena, Andréia relembrou suas avós. "A construção veio bebendo na fonte do que tinha ali no roteiro, dos elementos que eles traziam", complementa a atriz.

Já Geraldo Meirelles (1926-2013), apelidado de marechal do sertanejo, foi um dos principais incentivadores de Chitãozinho e Xororó. O empresário chegou a apresentar programas sobre o gênero musical na TV e no rádio. Augusto Madeira, que interpreta o personagem, buscou referências na internet e se esforçou para não deixar seu trabalho limitado.

"É mais uma inspiração da energia dele, do que transpassava. Estou longe de ser um bom ator imitador. Mesmo se fosse, não ia cair nesse risco de fazer uma coisa engessada", revela à reportagem.

As paixões de Chitãozinho e Xororó

Xororó e Noely Lima se casaram em maio de 1981. Ela acompanhou os filhos Sandy e Junior ao longo de suas carreiras musicais, mas se manteve discreta na vida privada. Na série, a matriarca é interpretada por Màrjorie Gêrardi.

"Por conta de ser mãe da Sandy e do Junior, ela tem um material muito grande. Então, eu pesquisei sobre ela. Ela é essa mulher silenciosa, fala muito com os olhos", descreve. "Ela gosta de ser tímida, de dar palco para o marido e os filhos. Ela é muito forte, apesar de ser doce. Quando ela aparece, ela realmente se mostra, se posiciona, defende a família com unhas e dentes."

Já a atriz Larissa Ferrara dá vida à Adenair Lima, ex-mulher de Chitãozinho. Para o trabalho, a intérprete fez uma investigação pesada nas redes sociais da ex-dançarina. "O que eu fiz muito foi realmente stalkear [perseguir] no Instagram. Eu olhei absolutamente todas as postagens", conta.

"Todo mundo dizia que na época eles eram muito apaixonados. Eles vibravam amor e sexualidade", diz. A artista desenvolveu uma forte sintonia com Rodrigo Simas para transmitir a paixão dos personagens na produção. "Eu quis acessar a verdade dela."

"O que ela precisava, ela precisava ser aceita? Ela queria o amor daquela família? E é isso o que você vai ver na série, ela dando amor e querendo receber o amor que, às vezes, não recebe", completa.

Os três primeiros episódios de As Aventuras de José & Durval já estão disponíveis no Globoplay. Assista ao trailer:


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com tudo sobre novelas, celebridades, reality show e televisão.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.