AS AVENTURAS DE JOSÉ & DURVAL
Divulgação/Globoplay
Chitãozinho e Xororó são interpretados por Rodrigo Simas e Felipe Simas em série biográfica
Com mais de 50 anos de carreira, Chitãozinho e Xororó estão imortalizados no imaginário brasileiro. Para atuar em As Aventuras de José & Durval, série biográfica sobre a dupla, o elenco precisou ir além do clássico karaokê de Evidências. Os atores fizeram um mergulho intenso no sertanejo e se aproximaram de um dos principais gêneros musicais do país.
Rodrigo Simas e Felipe Simas, intérpretes de Chitãozinho e Xororó, respectivamente, assumem que não eram tão próximos do sertanejo. Além do preparo vocal, os protagonistas precisaram estudar o gênero.
"Não éramos conhecedores profundos, mas não tem como. Chitãozinho & Xororó faz parte da trilha sonora de todos os brasileiros", disse Rodrigo, em um evento da série que contou com a participação do Notícias da TV. "Independentemente de você amar sertanejo ou não, em algum momento você já ouviu Evidências, o hino brasileiro, entre tantas outras".
Para interpretar dona Araci, mãe dos cantores, Andréia Horta também estudou o gênero. A atriz precisou usar a criatividade na construção, afinal, não existem muitas referências ou registros de sua personagem. "Escutei muito sertanejo raiz. Comecei a beber nessa fonte, porque traz uma memória afetiva muito forte para a gente, povo brasileiro."
Hugo Prata, diretor da produção, é filho de um agrônomo e passou a infância na fazenda. Durante o desenvolvimento da trama, ele retornou aos fundamentos de sua criação: "Eu tinha isso bem dentro da minha formação, ouvia bastante o sertanejo por lá".
Já a atriz Larissa Ferrara, que vive Adenair Lima, ex-mulher de Chitãozinho, é roqueira de carteirinha e se surpreendeu com o mergulho no universo da série. Fã do grupo Pink Floyd, a artista não tinha o costume de consumir músicas sertanejas antes de ser escalada para a produção. Mas, desde o fim das gravações, tem equilibrado o gosto pelo rock com os sucessos da dupla.
"Eu me apaixonei num nível que eu escuto, por exemplo, Rancho Fundo na minha casa. Gente, é lindo. Admiração total. Quando eu escutei as músicas do Chitãozinho & Xororó, e a gente teve que gravar várias vezes, entrei numa parada brasileira que me senti com o pé no chão. Isso aqui é a minha cultura", enalteceu a atriz.
Intérprete de Xororó, Felipe relembrou o momento em que gravou a performance de Evidências ao lado do irmão. O ator listou a cena como o terceiro maior momento de sua vida: "O primeiro foi no meu casamento, o segundo foi no parto dos meus filhos".
Prata pediu que os irmãos não ensaiassem antes da apresentação. Durante a gravação, os membros da equipe se reuniram atrás das câmeras, se emocionaram e cantaram juntos. "Foi um ápice de felicidade. A gente tinha que estar presente no momento, aproveitando aquilo", valorizou Rodrigo.
"Teve uma hora que o Felipe me olhou, depois da segunda ou terceira passagem, e falou: 'Não sei se vou aguentar até o final'. Eu falei: 'Ah, vai aguentar'. Acho que a emoção acabava excitando muito, então equilibrar foi o nosso desafio. Foi um momento lindo demais", continuou.
Màrjorie Gêrardi, intérprete de Noely Lima, mulher de Xororó, revelou um momento marcante dos bastidores. A atriz pediu autorização para estar presente durante a gravação de Nascemos pra Cantar --mesmo sem aparecer na cena. "Mexe com a minha criança interior", confessou. "Eu nem estava gravando, mas falei: 'Eu quero ir aí'. Eu estava lá com o pessoal, gritando."
Os três primeiros episódios de As Aventuras de José & Durval estreiam nesta sexta-feira (18) no Globoplay. A produção percorre a trajetória de Chitãozinho & Xororó desde a infância, no interior do Paraná, até a consagração no ramo artístico. Assista ao trailer:
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com tudo sobre novelas, celebridades, reality show e televisão.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.