Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Inês Galvão

Após passar 18 anos fora da TV, atriz ganha emprego na Record: 'Fiquei tensa'

Reprodução/Instagram

A atriz Inês Galvão em foto em frente a um banner de teatro, publicada em seu Instagram

A atriz Inês Galvão, que está de volta à TV para atuar num programa especial de fim de ano da Record

FERNANDA LOPES

Publicado em 28/8/2019 - 5h20

Depois de passar 18 anos sem pisar num estúdio de TV, Inês Galvão está retomando os trabalhos como atriz. Aos 59 anos, ela ganhou um papel em O Figurante, especial da Record que irá ao ar no fim do ano. Inês, que fez muitas novelas na Globo, se dedicou totalmente à família nas últimas duas décadas. Diz que ficou tensa ao voltar a trabalhar.

Desde o início de 2018 ela começou a se preparar para retomar sua carreira (fez dieta, usou aparelho nos dentes e entrou em contato com produtores e agentes). Neste ano, conseguiu a oportunidade de fazer um teste para o programa da Record e passou. 

Inês interpretará uma produtora de TV em O Figurante, sitcom que mostra o cotidiano de um figurante interpretado por Eri Johnson. Nas primeiras leituras em grupo do roteiro, a atriz veterana sentiu nervosismo.

"Eu nunca trabalhei na Record, e o resto do elenco já está na emissora há muito tempo. E eu fiquei muitos anos longe da TV. Não que eu tenha desfamiliarizado, a gente não perde isso, mas você fica meio fora do contexto. Sei que tô muito nervosa. [No primeiro ensaio] Decorei meu texto, mas fiquei muito insegura com as entradas. Fiquei tão tensa que cheguei em casa e parecia que eu tinha tomado uma surra, com dor no corpo", revela.

As gravações de O Figurante já começaram, e Inês diz que se sente grata por ter sido bem acolhida pelo diretor e por Eri Johnson. "O Eri elogia, incentiva a gente. Ele foi muito carinhoso, acho que ele percebeu que eu estava nervosa. São 18 anos longe de um estúdio, a coisa já mudou tudo. Você fica com aquele medo de estar arcaica. Mas a gente tem um clima de bastidor muito bacana", conta.

De volta em cena

Antes de O Figurante, o último trabalho de Inês na TV havia sido a novela Uga Uga, que terminou em 2001. Nos anos 1980 e 1990, ela teve carreira agitada na Globo. Estreou no humorístico Planeta dos Homens (1978) e atuou em novelas como Roda de Fogo (1986), Bebê a Bordo (1988), Rainha da Sucata (1990) e Quatro por Quatro (1994).

A atriz deixou toda sua carreira e sua vida no Rio de Janeiro no início da década de 2000, quando se mudou com o marido para Cuiabá, no Mato Grosso. Inês foi casada durante 25 anos com o ex-jogador de futebol Luís Carlos Tóffoli (1964-2016), mais conhecido como Gaúcho. 

Em Cuiabá, ele abriu uma escola de futebol, e ela deu aulas de teatro. "Fui amarradona, eu era enlouquecidamente apaixonada por ele, foi o amor da minha vida. Nem olhei pra trás. Fiquei 14 anos lá. Depois decidimos voltar pro Rio, foi quando foi quando descobrimos a doença dele", diz.

Gaúcho desenvolveu câncer de próstata, que teve metástase nos ossos e no fígado. Ficou totalmente dependente de Inês, que cuidou dele até a morte, em 2016. No ano passado, Inês decidiu que queria cuidar mais de si mesma e voltar a trabalhar. Agora, ela tem boas expectativas com o programa na Record, que ainda não tem data para estrear.

"Se tiver boa audiência, talvez vire um programa semanal [em 2020]. Eu acho que tem tudo pra emplacar, tá bem engraçado, bem legal. A gente percebe pela equipe, pesoas da produção, da técnica. Quando eles acham engraçado é um bom termômetro. Eles estão curtindo, acho que o público vai gostar também", afirma.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.