AYOMI DOMENICA
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Ayomi Domenica em foto publicada nas redes sociais; atriz participou de oficina na Globo
No teatro desde os nove anos, Ayomi Domenica encontrou na atuação uma forma de expressão e liberdade. Filha do rapper Mano Brown, a atriz de 25 anos já foi premiada pelo trabalho no cinema e participou recentemente de uma oficina na Globo --agora, aguarda uma oportunidade de mostrar seu talento também na TV.
Em conversa com o Notícias da TV, a artista explica como foi chamada para a experiência na líder de audiência. "Eu tinha acabado de estrear o [filme] Levante, e um produtor de elenco lá da Globo assistiu no Festival do Rio e se interessou em conhecer um pouco mais de mim", conta.
"Eles juntam pessoas muito interessantes de várias idades, de várias origens. Juntaram ali 20 pessoas interessantíssimas em duas semanas, e a gente fez uma oficina de atuação com a Cris Moura, que é uma artista múltipla. É uma janela para que eles nos conheçam. A gente não sabe muito bem como é que aquilo se desdobra, mas é um momento de a gente se conhecer", valoriza.
Apesar de ainda não ter feito novelas, Ayomi revela que toparia o desafio. "Se valer a pena, eu vou. Eu tenho vontade de trabalhar no geral. Eu gosto de atuar, gosto de contar histórias. Onde quer que tenham portas abertas e histórias que eu quero contar, coisas interessantes que também sejam boas para mim, eu tô disposta", assegura.
A atriz também avalia se a carreira de Mano Brown de alguma maneira a impulsionou a trilhar o caminho artístico. "Talvez ainda vá descobrir onde é que a carreira do meu pai influenciou nessa escolha, mas acho que foi muito mais a forma como eu me sentia e ainda me sinto. A expansão que sinto quando tô fazendo um trabalho artístico, uma experimentação despretensiosa, o que quer que seja, do que uma influência familiar propriamente dita", reflete.
"Eu comecei a fazer teatro com nove anos espontaneamente. Fui parar lá sem querer e adorei, não quis mais ir embora. Meu gosto pelas Artes veio de uma forma muito orgânica, justamente porque eu conheci o teatro de uma forma espontânea. Apareceu por acaso na minha vida. Eu gostei como uma criança que só faz que gosta. Eu sempre só fiz o que eu gostava", completa.
Ayomi, então, cursou Artes Cênicas na Unesp (Universidade Estadual Paulista). "Segui estudando teatro porque sempre me estimulou, me alimentou. Como uma criança muito tímida, o teatro foi muito libertador para mim. Ainda segue sendo um espaço muito de libertação mesmo, de expressão e de liberdade no sentido próprio da palavra", ressalta.
Até por ter se profissionalizado como atriz, a paulista lamenta a onda de influenciadores sendo escalados para produções audiovisuais. "A gente tem visto um movimento muito estranho e muito triste de os projetos requirirem números gigantes dos atores. O que tem aberto portas para pessoas que não são atores, mas que têm números por outros motivos", comenta.
Eu acho que oportunidade de começar, todo mundo pode começar. Todo mundo começou de algum lugar. Só que as oportunidades têm que ser mais justas, tem um monte de pessoas estudando. Eu me formei e tinha mais umas 40 pessoas comigo entrando no mercado de trabalho. Eu quero que essas pessoas também possam trabalhar e possam ter uma oportunidade.
"Outros trabalhos não possibilitariam isso. Jamais. Ninguém chamaria um influencer para fazer uma ponte dentária, tratar uma cárie. A gente precisa de conhecimento, né? Não é à toa. É uma ciência milenar, não é de ontem. Isso é um trabalho, um estudo nas universidades, nos cursos", compara.
Ayomi também está no elenco das séries A História Delas (2023) e Americana, que tem previsão de estreia para este ano no Disney+. Mas explica que os streamings seguem os mesmos passos da TV em procurar influenciadores para suas produções.
"[O streaming] É uma porta, mais uma das possibilidades que a gente tem de correr atrás, de tentar, mas também é mais uma das formas de a gente se frustrar. Eu espero que as plataformas voltem a ser possibilidades para pessoas que não são conhecidas ainda. Acho que já foi mais, tem potencial de voltar a ser", torce ela.
A atriz tem entre seus próximos trabalhos um longa-metragem, mas ainda não pode dar detalhes do projeto. "Quero deixar já esse spoiler que tem algo para acontecer, uma coisa diferente das coisas que já fiz. Eu tô animada", arremata.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.