NO APPLE TV+
Divulgação/Apple TV+
Franklin e Charlie Brown se abraçam em cena do especial Seja Bem-Vindo, Franklin!, do Apple TV+
A turma do Charlie Brown surgiu nos quadrinhos em 1950, e o criador Charles Schulz (1922-2000) deu passos importantes de inclusão ao adicionar Franklin, seu primeiro personagem negro, em 1968. Mas o amigo do Minduim, no geral, acabava ofuscado por Snoopy, Woodstock, Lucy e Linus. Nesta sexta (16), porém, o jogo virou: Franklin é o protagonista do novo especial da saga.
Chamado de Snoopy Apresenta: Seja Bem-Vindo, Franklin!, o programa volta no tempo para mostrar a chegada do menino à cidade onde Charlie Brown e seus amigos vivem. Ele tenta se enturmar, mas seu entusiasmo e sua interpretação equivocada dos conselhos dados pelo avô acabam atrapalhando-o na construção de laços.
Quando o novato e Minduim se unem numa corrida de carros improvisados, Franklin acaba descobrindo que tem mais em comum do que imagina com aquelas crianças esquisitas --que idolatram abóboras gigantes, oferecem sessões de psiquiatria e têm cachorros com comportamento humano.
A inclusão de Franklin como protagonista forçou a equipe dos especiais de Snoopy a repensar sua representatividade nos bastidores também. Filho de Charles Schulz (e responsável por tocar a franquia desde a morte do pai), Craig Schulz decidiu chamar o quadrinista negro Robb Armstrong para ajudar no roteiro --que os dois assinam com Bryan Schulz, neto do criador.
"Acho que foi a primeira coisa que percebemos nas nossas reuniões. Não dava para ter só homens brancos escrevendo isso (risos). Bryan me disse: 'A gente não tem a embocadura de uma pessoa negra, precisamos encontrar alguém'. E, por sorte, Robb se empolgou com o convite, tinha uma boa camaradagem com o resto da equipe, acabou dando muito certo", conta Craig em entrevista exclusiva ao Notícias da TV.
A escolha por Armstrong ganhou novas camadas, pois ele foi a inspiração para o nome de Franklin --quando precisou inventar um sobrenome para o menino, Charles Schulz foi atrás do amigo quadrinista, que faz sucesso com a tirinha Jump Start (sobre o cotidiano de uma família preta nos Estados Unidos).
"É uma honra ter um personagem com o meu nome, mas agora eu sinto uma grande pressão para não estragá-lo (risos)", brinca Armstrong. "Eu não só tenho que manter o legado de Charles intacto como preciso torná-lo melhor e maior. Afinal, estamos apresentando essa turma tão querida para uma nova geração de espectadores, é uma oportunidade imensa na nossa frente".
Desenvolver o roteiro com Craig e Bryan foi um desafio para Robb Armstrong, que está acostumado a fazer tirinhas de poucos quadros. Mas ele foi peça fundamental para que Seja Bem-Vindo, Franklin! saísse do papel. "Eu me vejo em Franklin, porque ele está chegando em um mundo já estabelecido. Comigo era a mesma coisa, porque esses caras se conhecem há uma vida (risos)!", explicou.
"Então, assim como Franklin faz no especial, eu fui aprendendo que precisava ceder em algumas coisas para ganhar em outras. O personagem e eu temos tanto em comum que, em certos momentos, eu sugeria alguma coisa para o roteiro, e Craig me dizia: 'Está falando sobre o Franklin ou sobre você mesmo?'. E eu não sabia responder (risos). [Dizia:] 'Um de nós dois, a linha é tênue!'", admitiu.
Diretor do especial, Raymond S. Persi (que já trabalhou em projetos tão distintos quanto Frozen - Uma Aventura Congelante e Os Simpsons) também buscou aumentar a representatividade entre seus animadores. "Fizemos questão de ter uma equipe bem diversa", apontou.
"Eu queria estimular algumas conversas importantes na sala de animação enquanto estávamos trabalhando o texto, fazendo o storyboard. Para mim, era importante ter opiniões diferentes e pontos de vista distintos. E ouvir todos eles, incorporar as sugestões... Pegar aquele roteiro que já era tão forte e tornar a história ainda melhor, sabe?", provoca o cineasta.
Snoopy Apresenta: Seja Bem-Vindo, Franklin! estreia nesta sexta-feira (16) no Apple TV+. A plataforma de streaming é a casa oficial da turma do Charlie Brown no mundo todo. Confira o trailer da produção:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.