Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVOS DOCUMENTOS

Aos 71 anos, Mamma Bruschetta tira RG com nome social: 'Uma mulher como todas'

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Mamma Bruschetta em seu Canal da Mamma, no YouTube

Mamma Bruschetta em seu Canal da Mamma, no YouTube; apresentadora aderiu ao nome social no RG

ELBA KRISS

elba@noticiasdatv.com

Publicado em 24/6/2021 - 6h35

No mês do orgulho LGBTQ+, Mamma Bruschetta alterou seu RG para constar seu nome social. A artista de 71 anos decidiu mudar seu documento de identidade para ostentar a personalidade de sua personagem mais famosa integralmente. "Assumi apenas a pessoa que me representa", explica.

"Eu me considero como a Mamma. Uma mulher como todas as pessoas que se veem como mulher", completa ela para o Notícias da TV. Nascida Luiz Henrique, a atriz deu vida à Mamma Bruschetta nos 15 anos que trabalhou no programa Mulheres, da TV Gazeta. Com o passar dos anos, a fofoqueira da televisão virou seu alter ego.

A artista entrega que não se lembra exatamente de quando a realidade se misturou com a interpretação. Para ela, as duas personalidades se fundiram em um único ser: "Acordo como Mamma, durmo como Mamma, saio na rua como Mamma, trabalho como Mamma. Então, me vejo como Mamma".

Apesar disso, a apresentadora revela que a decisão de incluir o nome social em seu documento aconteceu de maneira inesperada. Na semana passada, ela se dirigiu ao Poupatempo --mais especificamente à unidade da Lapa, em São Paulo-- para tirar uma segunda via do RG. Foram os atendentes da unidade que sugeriram a alteração na identidade.

Os funcionários do centro de serviços explicaram para a colaboradora do Melhor da Tarde, da Band, a definição de nome social, que se refere à designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida. A veterana não pensou duas vezes e aceitou a mudança, pois a simplicidade da questão a animou.

Para inclusão do nome social no novo RG, o cidadão maior de 18 anos deve preencher e assinar um formulário específico. Foi o que ela fez. "As pessoas me conhecem como Mamma Bruschetta, e eu adorei o nome social. Basta ir ao Poupatempo e requerer. Hoje é um direito. Foi superfácil e rápido", comemora.

Com o novo documento em mãos, a empresária já alterou seus dados em outros registros. Retificou sua identificação no cartão do banco, por exemplo. Feliz com a substituição, a comunicadora admite que o RG novo é o suficiente e ela não pretende mudar prenome e gênero na certidão de nascimento.

Mamma iniciou carreira artística (ainda como Luiz Henrique) no programa TV Mix (1987-1989), da TV Gazeta, interpretando a italiana Condessa Giovanna. Na TV Cultura, conquistou o público infantil como o ET Zero no Rá-Tim-Bum (1990-1994). Na mesma emissora, também participou do seriado Mundo da Lua (1991-1992) com um personagem masculino.

"O Luiz Henrique ainda me representa, e sempre me representará. Devo a minha vida a Deus, aos meus pais e, principalmente, ao Luiz", reflete Mamma, ao relembrar o passado.

Sociedade em agência de talentos

A inclusão do nome social marca também uma nova fase na vida da comunicadora. Depois de pedir por mais trabalho para complementar a renda na pandemia, a apresentadora entrou como sócia em uma agência de talentos mirins, a Duda Kids.

No empreendimento, a fofoqueira da Band exercerá outro ofício: o de professora. "É uma agência de produção artística, que é a minha área de formação. Teremos aulas de teatro, televisão, cinema, entre outros cursos. E eu darei aula de teatro e TV", comemora.

A empresa, aliás, é responsável pela série Sonhos - Em Busca do Sucesso, projeto estrelado por ela para o streaming. Por causa da atração, o escritório está em busca de novos talentos para atuarem ao lado de Mamma, que avisa aos pequenos: "Ainda estão abertas as inscrições para as audições".

Confira publicações da agência de Mamma Bruschetta:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.