Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

RAINHA DOS BAIXINHOS

Aos 60 anos, Xuxa abre passado com Marlene Mattos: 'Abuso de confiança'

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Xuxa Meneghel no comando do Xou da Xuxa (1986-1992), da Globo

Xuxa Meneghel no comando do Xou da Xuxa (1986-1992), programa dirigido por Marlene Mattos

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 27/3/2023 - 13h19

Xuxa Meneghel completa 60 anos nesta segunda-feira (27). A eterna rainha dos baixinhos comemora o aniversário a bordo do Navio da Xuxa, um cruzeiro temático. Homenageada em programas de TV nas últimas semanas, a mãe de Sasha lamenta os 14 anos que trabalhou empresariada por Marlene Mattos, diretora que comandou as atrações infantis da apresentadora da década de 1980 até o início dos anos 2000.

"Eu precisava de uma pessoa para cuidar de mim, eu confiava nela. Por isso que eu acho que a palavra abuso de confiança é muito apropriada. Porque teve esse abuso bárbaro, do tipo: não fale, não faça isso, anda assim, não veste essa roupa, não diga isso", relembrou Xuxa, em uma longa entrevista à revista Vogue, publicada nesta segunda.

"Eu fui fazendo, acreditava que tudo o que ela [Marlene] dizia era para o meu bem. Falando assim, parece que eu fui obrigada. Mas eu sempre digo: ninguém botou um revólver na minha cabeça. Na realidade, eu agia assim porque achava que era o certo fazer, eu confiava muito nela", recordou.

Marlene Mattos e Xuxa Meneghel romperam em 2002 por conta de divergências profissionais. Desde então, a rainha dos baixinhos faz acusações contra a ex-empresária, que a teria humilhado e causado danos psicológicos. Madrinha de Sasha Meneghel, Marlene ainda processou Xuxa em 2021 por calúnia e difamação, mas a artista foi inocentada do caso.

"Teve uma virada de chave, depois do nascimento da Sasha. Quando eu virei mãe, eu não quis mais isso, não queria que minha filha visse que eu era uma marionete, sabe? Quando a Sasha tinha uns dois anos, em 2002, ela deixou de trabalhar comigo. Aí eu comecei a falar sobre vários assuntos. Era tão estranho", comentou a apresentadora.

Quando eu ia conversar com as pessoas sobre trabalho, muitas diziam: 'Caramba, eu não sabia que você tinha tantas ideias, se metia em tudo.' As pessoas achavam que o cenário não era eu quem havia desenhado, que as brincadeiras não eram ideias minhas. E eu queria fazer tudo, inventar, criar, saber o que estava acontecendo. Até hoje eu sou assim, faz parte da minha personalidade.

Durante 18 anos, a empresária trabalhou com a loira na TV Manchete (1983-1999) e na Globo nos programas Xou da Xuxa (1986-1992), Xuxa Park (1994-2001) e Planeta Xuxa (1997-2002). Segundo a atriz, os períodos lhe trouxeram danos seríssimos por conta das constantes brigas entre elas.

"A Marlene achava que eu nunca deveria falar sobre determinados assuntos. Minha cabeça funciona muito rápido, eu vivo no mundo da imaginação, do lúdico. E eu era muito freada, eu não podia fazer isso. Chegou um momento em que o pessoal da equipe me deixava trancada num quarto e saíam para trabalhar", disse Xuxa.

Eu não podia sair de casa e quando saía, tinham seguranças que avisavam para onde eu ia, quando e que horas voltava, com quem que eu falava, com quem que eu estava andando. A Marlene pegava a minha conta de telefone e sabia para quem eu tinha ligado, quantas horas havia ficado ao telefone.

Reencontro em documentário

Muito discreta quanto à vida pessoal e nas redes sociais, seu nome apareceu nos holofotes após um reencontro dela com Xuxa para o documentário sobre a vida da apresentadora no Globoplay.

"Eu acho que ela foi meio armada, achando que era 'meu documentário, feito pelo meu amigo Pedro'. Já chegou de um jeito assim: 'Se vocês acham que vou pedir desculpas, não vou'. Ela não mudou nada. Isso me deixou chocada. Eu mudo quase diariamente", contou a mãe de Sasha à colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo.

O reencontro foi difícil, foi punk. Um documentário tem que ser interessante não só para mim, mas para todo mundo e para a minha história. Ela faz parte da minha história.

Por onde anda Marlene Mattos?

Os anos de ouro de Marlene acompanharam a carreira de Xuxa. Em 2000, ela se tornou Diretora de Núcleo da Globo, um dos cargos mais altos da emissora, e dirigiu o Mais Você em 2002. A profissional deixou a empresa em 2004 e ficou dez meses na Band. Entre 2005 e 2018, passou por Record, SBT, RedeTV! e TV da Gente, também como diretora.

Em 2018, Xuxa alegou que se sentiu "usada e roubada" pela diretora. "O ruim é que as pessoas que começam a trabalhar comigo, vendo que eu não vou atrás do dinheiro, sentem que são responsáveis pelo que sou. Eles não valorizam o que eu sou, eles não me respeitam", contou em entrevista à Caras argentina.

As acusações foram rebatidas por Marlene dois anos depois. A poderosa diretora de TV até elogiou Xuxa. "Ela é muito profissional. A acompanho de longe, mas com muito carinho. Quero só o melhor para ela, sempre. O dia que ela precisar de qualquer coisa na vida, estarei aqui disponível, com o maior prazer", desabafou a madrinha de Sasha em entrevista à Quem.

Marlene registrou um boletim de ocorrência na 42ª Delegacia Policial do Rio de Janeiro por calúnia e difamação. O Ministério Público inocentou a rainha dos baixinhos e arquivou o processo sob a justificativa de que Xuxa não tinha dito nada demais.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.