PARCEIROS NA DISNEY
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Larissa Manoela com Rodrigo Branco na Disney, nos EUA; atriz diz que não compactua com racismo de amigo
REDAÇÃO
Publicado em 2/4/2020 - 8h34
Amiga do ex-diretor da Band Rodrigo Branco, Larissa Manoela detonou os comentários racistas feitos pelo empresário em relação à âncora Maju Coutinho e a Thelma Assis, do BBB20. "Esse episódio me deixou estarrecida e indignada", declarou a atriz da Globo nas redes sociais. No começo desta semana, o queridinho das famosas disse que as duas mulheres só estavam em evidência por serem negras.
Na noite de quarta-feira (1º), Larissa compartilhou em seu Instagram uma fala de Babu Santana no Big Brother em que ele explica para as mulheres da casa o que é a definição do termo "negro". "Negro vem de 'nigro', do grego, que quer dizer inimigo, por isso eu nego esse nome", disse o ator. A artista elogiou a aula dele e aproveitou para opinar sobre o racismo de Branco.
"Babu deu aula. Incrivelmente o tema racismo, debatido desde antes de ontem nessa rede social, chegou dentro do BBB sem eles ao menos saberem o que se passa aqui fora. Um programa que abrange boa parte da população brasileira tendo representantes fortes debatendo sobre esse tema é muito potente. Babu, Thelma, Maju e nenhuma pessoa preta merece passar por tamanho preconceito", começou Larissa, em referência às falas consideradas racistas de Rodrigo Branco.
"Não dá pra aceitar ofensa, diminuição, julgamento, demérito, injúria. Não compactuo com nenhuma palavra dita através de uma live feita nessa rede. Infelizmente, muitas vezes ouvimos falar ou até mesmo presenciamos pessoas expressarem esse tipo de pensamento racista", declarou.
"Eu mesma interpretei uma personagem racista e confesso que sofria de verdade e que ficava muito mal ao interpretá-la", reconheceu a intérprete de Maria Joaquina, que humilhava constantemente Cirilo (Jean Paulo Campos) na novela Carrossel, do SBT.
Na sequência, Larissa ressaltou que sempre separou a ficção da realidade e que pregou valores morais fora do set de gravações. "Procurando conscientizar as pessoas de quão grave era essa atitude", disse.
Amiga de Rodrigo Branco, empresário que fecha parcerias entre celebridades e empresas de Orlando, nos Estados Unidos, Manoela se disse chocada com as atitudes do ex-diretor de TV. "Confesso que pra mim e para os meus pais foi um choque enorme, por essa atitude ter vindo de uma pessoa que nós conhecemos e que até então não tinha tido esse comportamento insensato", explicou Larissa.
"Esse tempo foi importante para eu processar, refletir sobre o tamanho da crueldade desses comentários que ele fez de uma pessoa e que se não bastasse, o exemplifica com comentários de outra pessoa e ainda faz questão de falar que não será crucificado pelo que afirma. Não existe defesa para isso. Racismo é crime. É preciso assumir e se responsabilisar por essas atitudes. Suas falas invertem valores, inclusive os meus, e distorcem a realidade em que vivemos", disparou.
"Brancos são privilegiados sim. Sempre foram. Você que está lendo pode não saber, eu não sei, e nenhum branco saberá o que é sofrer por causa da cor da sua pele. Tenho total noção do meu privilégio e, justamente por isso, não posso ficar calada. Ficar em silêncio seria compactuar com a dor e o sofrimento que esse tipo de fala e atitude provocam todos os dias. Racismo não!", finalizou Larissa Manoela.
Rodrigo Branco gerou revolta nas redes sociais ao dizer que Thelma Assis só tem torcida no BBB pelo fato de ser preta, e que Maju Coutinho é "péssima e horrível". "Ela fala tudo errado, eu assisti hoje, ela só tá lá por causa da cor", disse o executivo durante uma live do Instagram com a blogueira Ju de Paula.
Confira a publicação de Larissa Manoela no Instagram:
Saiba tudo que vai rolar nos próximos capítulos das novelas no podcast Noveleiros
Listen to "#8: O que podemos esperar das novelas reprisadas?" on Spreaker.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.