GRANA NO BOLSO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Tadeu Schmidt no BBB 23: Globo vai cobrar quase R$ 1 milhão por 30 segundos de comercial na final
Apesar da audiência tímida do BBB 23, mesmo com esforços em gerar conteúdo e repercussão, a Globo ainda tem no reality sua galinha de ovos de ouro. A emissora subiu em quase 40% os preços dos comerciais de 30 segundos para marcas que desejarem anunciar na final do programa, marcada para 25 de abril.
O Notícias da TV teve acesso à tabela comercial, entregue para agências de publicidade. Uma inserção de 30 segundos custa hoje R$ 627,7 mil. Esses espaços são bastante disputados, porque o programa conta com 35 patrocinadores. Parte dos pacotes fixos incluem aparições nos intervalos comerciais, o que deixa poucas vagas para anunciantes avulsos.
Para a coluna, a Globo alega que a subida no valor é uma prática normal. Para a final, quando o vencedor da temporada será revelado, a Globo está cobrando R$ 870 mil por uma exposição de 30 segundos.
É um aumento de 38,6% de preço em relação ao preço praticado habitualmente. O valor coloca a final do BBB 23 no mesmo patamar dos produtos com comerciais mais caros da Globo, como Jornal Nacional e a novela das nove.
A emissora também vende espaços de um minuto, pelo valor de R$ 1,740 milhão. A coluna apurou que comerciais mais longos estão sendo negociados com empresas de streaming, como Prime Video, que aproveitam o momento para divulgar lançamentos. Para abraçar toda a demanda, o comercial da final do BBB 23 terá cerca de sete minutos.
Serão dois minutos além do tempo normal de comercial do BBB 23 desde sua estreia, em 16 de janeiro. A Globo também vai ter golden breaks, de 30 segundos. Nessa modalidade, a líder de audiência mostra apenas uma marca no intervalo. Um golden avulso na final custará R$ 2,1 milhões. Os patrocinadores fixos do programa têm prioridade na compra.
A Globo aumentou os valores por causa de demanda comercial e também pelo interesse do público. A final do BBB 23 é considerada uma espécie de SuperBowl da TV brasileira. A final do futebol americano é conhecida por ser a maior audiência da televisão mundial e tem preços altos por seus intervalos comerciais.
Desde no início da década, a Globo faz um esquema especial de negociações para o último dia do reality. Ainda que a audiência do programa esteja patinando, a emissora manteve a estratégia agressiva de vendas.
Na Grande São Paulo, o reality tem média 18,5 pontos de audiência até o momento, 4 pontos a menos em relação ao ano passado no primeiro mês de exibição. Mesmo assim, a Globo consegue a liderança com tranquilidade no horário.
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