RESULTADO COMERCIAL
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Tadeu Schmidt no BBB 23: Globo faz relatório com números positivos de engajamento na web
A Globo entregou nesta semana para o mercado publicitário um relatório com dados positivos de engajamento do BBB 23. O documento foi enviado dias após uma queda da repercussão do reality na internet ser registrada. A emissora passou a divulgar entre os anunciantes que 90% dos telespectadores que assistem ao reality estão gostando das ações de conteúdo de marca feito durante as provas.
O Notícias da TV teve acesso ao documento, disponibilizado também no site de venda publicitária da emissora. A líder de audiência afirma que pelo menos 70% dos domicílios acompanham o programa, seja pela edição na TV aberta ou em plataformas, como o Globoplay e redes sociais.
Outro ponto destacado para agradar os anunciantes foi a quantidade de comentários sobre as ações em Twitter, TikTok e Instagram. Ao todo, foram 42 mil, número considerado alto no mercado publicitário para conteúdo patrocinado. No Google, a Globo afirma que houve 3,2 milhões de buscas sobre assuntos da atração.
Para exemplificar como o Big Brother Brasil atinge todo o país, a emissora pontuou que quase metade da população assistiu à atração só em janeiro. "O Big já falou com mais de 97 milhões de pessoas em todas as plataformas Globo. Por semana, são 4 milhões de pessoas que passam pelo conteúdo de BBB em todas as plataformas Globo e 8 milhões de usuários exclusivos do ecossistema digital", afirma o documento.
Mais um comparativo feito pela Globo foi com plataformas de streaming. Segundo a emissora, ela venceu YouTube, além de Record, SBT, Band e RedeTV! somados, todos os dias desde a estreia.
"O público consome o Big mais do que qualquer outra plataforma de vídeo! A TV Globo lidera a faixa horária em que o programa é exibido, com 204% mais audiência que Youtube e 92% mais audiência que a soma das 4 emissoras abertas concorrente."
Por fim, a Globo também exaltou a repercussão internacional que o reality passou a ter em Angola, país de origem da participante Tina Calamba, eliminada em 7 de fevereiro. Ao todo, segundo a Globo, o país africano foi responsável por 2% dos comentários sobre participantes na casa. O número é baixo, mas é um fato inédito --o que explica sua inclusão no documento.
Para o Notícias da TV, a Globo informou que é comum expor seus resultados de engajamento e que faz isso principalmente desde 2019, quando houve uma reformulação na sua área comercial.
O que chama a atenção, no entanto, é que o relatório foi disparado justamente quando a informação da redução de repercussão na web veio à tona. Na terceira semana do BBB 23, por exemplo, houve uma queda de 30% do número de comentários. Entre 31 de janeiro e 5 de fevereiro, o reality teve 2,5 milhões de menções no Twitter, Instagram, TikTok e outras redes --o número é relevante, mas a marca havia atingido de 3,6 milhões na semana anterior.
A repercussão mais expressiva foi no Jogo da Discórdia de 30 de janeiro. Foram 604,9 mil menções ao reality show no dia das brigas ao vivo na Globo. Na saída do ex-affair da cantora Anitta, o BBB 23 conseguiu 490 mil. Desde então, a produção sempre ficou abaixo das 350 mil menções diárias nas redes sociais.
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