BBB 23
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Maju Coutinho e Poliana Abritta com cenário do BBB 23 ao fundo no estúdio do Fantástico
O Fantástico tentou entrevistar Antônio Cara de Sapato e MC Guimê, participantes expulsos do BBB 23, mas eles recusaram a solicitação da revista eletrônica da Globo e preferiram publicar vídeos com posicionamento nas redes sociais. O lutador e o cantor são investigados pela Polícia Civil do Rio de Janeiro por importunação sexual contra Dania Mendez. Sem a versão exclusiva dos dois, o programa deste domingo (19) adotou um tom bastante crítico.
"No BBB, dois participantes foram expulsos depois de assediar uma mulher, uma convidada que tinha vindo do Big Brother mexicano. [Daqui a pouco,] O comportamento inaceitável de dois homens na casa do Big Brother Brasil", anunciou Poliana Abritta, na chamada com os destaques no início do programa.
A reportagem ficou para ser exibida quase no final do Fantástico, perto do horário de o BBB 23 entrar no ar. Nem sempre o dominical costuma abordar o que acontece no confinamento de forma incisiva e com tom de reprovação. Quando isso ocorre, o jornalístico abre um longo espaço para os acusados darem as suas versões e explicarem os erros.
Guimê e Sapato, inclusive, foram os primeiros famosos do grupo Camarote expulsos do Big Brother Brasil --a pressão de patrocinadores e a investigação aberta pela Delegacia de Atendimento à Mulher de Jacarepaguá explicam a decisão.
"Nesta semana, o comportamento de dois participantes do Big Brother Brasil provocou indignação. MC Guimê e Cara de Sapato assediaram uma mulher e foram expulsos porque descobriram as regras do programa", disse Maju. "O episódio levantou uma discussão sobre uma palavra importante quando falamos de relações: consentimento. E acabou reacendendo um debate do que é óbvio, não é não".
A reportagem de Renata Ceribelli mostrou novamente as imagens da festa e usou os termos "abuso" e beijo "à força". "As imagens são claras. A mexicana reage ao abuso e tira o braço dele", narrou a jornalista, enquanto passava a cena de Guimê passando a mão no bumbum de Dania. "Cara de Sapato começa a beijá-la à força. Cara de Sapato, que é lutador, imobiliza a mexicana e força um beijo no pescoço", disse ela.
O Fantástico ainda ouviu a psicanalista Manuela Xavier, o psicólogo Alexandre Coimbra Amaral e advogada Izabella Costa, que defendeu que a legislação brasileira precisa avançar no entendimento do que é consentimento.
Hoje a gente tem consequência jurídicas descritas no nosso Código Penal para quem pratica o crime de estupro, para quem pratica o crime de importunação sexual, estupro de vulnerável, assédio sexual, mas compreender melhor os limites do 'não é não', do que vem a ser consentimento, é imprescindível para que a gente avance ainda mais nessa pauta.
Renata Ceribelli reforçou: "Guimê e Cara de Sapato foram procurados pelo Fantástico, mas não quiseram gravar entrevista". O Fantástico mostrou parte dos vídeos que eles publicaram nas redes sociais.
O caso que deflagrou a investigação por importunação sexual aconteceu durante a festa do líder, na madrugada de quarta (15) para quinta (16). Em um primeiro momento, Guimê alisou o bumbum e as costas de Dania. Ao notar que o rapper passava a mão pelo seu corpo, a modelo se afastou.
Depois, no quarto fundo do mar, Sapato roubou um beijo da mexicana enquanto a segurava em um abraço. No cômodo, o lutador conseguiu dar um selinho na influenciadora, que tentou desviar.
Em seguida, enquanto Dania se deitava para dormir, Sapato ficou por cima da modelo e puxou o edredom para cobri-los. Ao perceber a resistência da mexicana, o atleta afirmou que estava lutando jiu-jitsu com ela.
Na quinta (16), quase 24 horas depois do que havia ocorrido na festa, Tadeu Schmidt decretou as expulsões na edição ao vivo do BBB 23 na Globo:
É preciso tomar cuidado com os limites, aqui e fora daqui. Assim, por contrariar as regras do programa, Guimê e Sapato estão eliminados do BBB2 3. Por favor, os dois podem se despedir da casa e se encaminhar agora mesmo ao confessionário. Seus pertences serão entregues depois pela produção.
MC Guimê se pronunciou publicamente após a sua desclassificação: "Tenho noção dos erros que cometi na festa. Estou muito triste com tudo que rolou desde quarta na festa do BBB e com a minha eliminação também. Estou de coração partido, de verdade. Ainda processando, são muitas informações".
Sapato explicou que reviu tudo o que aconteceu e alegou que não percebeu que havia passado dos limites na interação com Dania. "É um momento de desconstrução. Precisei assistir a tudo para entender e ressignificar o meu olhar diante disso. Entendo que têm atitudes que não podem jamais podem ser normalizadas. O mais importante é me desculpar com a Dania, sua família e todas as mulheres que foram atingidas pela minha atitude.", reforçou.
As imagens do reality são analisadas pela delegada Viviane da Costa Ferreira Pinto, titular da Deam de Jacarepaguá, que já intimou os dois ex-BBB para prestar depoimento.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.