Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

BASTIDORES

Coca-Cola e polícia: por que Globo expulsou Guimê e Cara de Sapato do BBB 23?

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

MC Guimê e Cara de Sapato expulsos do BBB 23

Guimê e Sapato no momento da expulsão do BBB: Coca-Cola e Mercado Livre pressionaram por saída

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 17/3/2023 - 12h59

A decisão de expulsar MC Guimê e Antônio Cara de Sapato do BBB 23 ao vivo, na edição que foi ao ar na noite de quinta (16), foi tomada após pressão explícita de dois patrocinadores e abertura de inquérito na Polícia Civil do Rio de Janeiro, que passou a investigar o crime de importunação sexual no confinamento. Sem saída, a direção do programa não viu outra alternativa a não ser a desclassificação dos dois integrantes do Camarote.

Segundo apuração do Notícias da TV, a Globo se reuniu com representantes dos anunciantes, entre eles Coca-Cola e Mercado Livre, cotistas master da atração e que pagam caro para ter um espaço no programa. As empresas estavam preocupadas pelo risco de ter seus produtos associados aos episódios de assédio.

A companhia de vendas online era a mais incomodada com a situação. O Mercado Livre informou que um levantamento feito em Instagram, Twitter e Facebook deixou evidente que o público queria a exclusão dos dois Camarotes do programa.

Já a Coca-Cola tinha ficado contrariada com a emissora porque a sua marca foi muito exposta na festa do líder, quando os dois casos de importunação sexual aconteceram.

Pressão interna e externa

A informação da abertura do inquérito policial chegou na emissora por volta das 20h. Foi quando a situação mudou de figura, e a produção percebeu que não tinha outra solução. Havia temor de que a Polícia Civil tivesse que intimar os dois confinados, o que seria péssimo para a imagem do Big Brother Brasil.

As situações de assédio aconteceram com Dania Mendez, participante do La Casa de Los Famosos, da Telemundo, e que está em um intercâmbio semanal no Brasil.

A decisão de fazer tudo ao vivo foi tomada por volta das 21h30, pois não haveria tempo hábil de organizar a situação. Houve também o desejo de dar uma satisfação aos patrocinadores e causar impacto. Nos bastidores, o clima foi de alívio e apoio à decisão.

Profissionais da Globo também pediam internamente a saída de MC Guimê e Cara de Sapato do programa. Se eles fossem mantidos, seria um recado muito ruim para a imagem da emissora, que já era questionada internamente pela atuação com a atriz Cassia Kis --mantida em Travessia após criticar jornalistas e defender atos antidemocráticos no Brasil após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais. 

Com a expulsão ao vivo, o BBB 23 registrou 21,0 pontos de ibope e foi sintonizado por 41,6% dos televisores ligados na Grande São Paulo. Foi o recorde do reality show da Globo em uma quinta-feira, com um crescimento de 12,3% na comparação com as quatro semanas anteriores.



Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.