'SUPOSTA EMPATIA'
REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY
Karol Conká no BBB21; empresa contratou influenciadores para defender a sister nas redes sociais
Os fãs do Big Brother Brasil 21 detonaram a nova ação publicitária da Amstel, uma das patrocinadoras do reality da Globo. Nesta terça-feira (23), influenciadores digitais contratados pela empresa saíram em defesa de Karol Conká e pediram que os internautas não ataquem a sister caso ela seja eliminada do reality.
"Não concordei com as atitudes da Karol no BBB21. Mas também sempre questionei: a propagação de ódio e cancelamento são o caminho? Espero que ela aprenda com os erros e seja muito feliz", escreveu Preta Gil no Twitter. A cantora marcou a médica Thelma Assis, campeã do BBB20, a influenciadora digital Pequena Lo e a marca, além de identificar que o respectivo conteúdo era um conteúdo patrocinado.
"É sobre isso! Cancelar e gerar ódio é opressão, mesmo você não concordando com ela. Não precisamos ser iguais. Espero que todos nós possamos aprender a ter mais empatia, tolerância e que todos possam aprender com os erros aqui fora", respondeu a influenciadora digital, que também identificou o conteúdo como publicitário. Até o fechamento deste texto, Thelma não havia se posicionado sobre o caso.
Porém, a ação não foi recebida positivamente pelos usuários da rede social. "Isso é sério? Nao vem querer misturar esse papo com publi não, ela cometeu erros grotescos lá dentro, fez comentários maldosos, xenofóbicos, lgbtfóbicos e muitos outros tipos, ela que responda aqui fora. O cancelamento é o que ela colheu depois plantar tanto ódio", opinou um usuário identificado como Lucas.
"Que a xenofobia, a tortura psicológica e a opressão sejam vistos com seriedade e não com publicidade", destacou Alexandre Dutra. "A pessoa tá sendo paga para ter uma suposta empatia?", indagou outra internauta identificada como Diana.
Pequena Lo, Thelma e Preta Gil integram o Time da Diversidade Amstel, influenciadores que participam de ações sobre o consumo moderado de bebidas alcóolicas e campanhas que propagam valores da marca como tolerância, respeito e diversidade. Após a desistência de Lucas Penteado, a Amstel reviu a sua estratégia de marketing no reality.
"Não compactuamos com comportamentos que levam à exclusão e desrespeito. Ainda que, como patrocinadores, não tenhamos interferência no programa, entendemos que com as nossas ações lá dentro podemos reforçar o caráter de entretenimento do reality show e levantar temáticas importantes para a nossa sociedade, alinhadas com o que acreditamos", explicou Vanessa Brandão, diretora de marketing do segmento Mainstream na Heineken Brasil, na ocasião.
Procurada pela reportagem, a Amstel informou que os influenciadores debateram sobre o cancelamento, "trazendo para a reflexão que a empatia e o respeito devem sempre prevalecer". Além disso, a marca pontuou que o indicativo de publicidade nas postagens é uma regra do Conselho Nacional Auto Regulamentação Publicitária (CONAR).
Confira o posicionamento da Amstel na íntegra:
Acreditamos que ambientes diversos levam a discussões importantes para a nossa sociedade. Por isso, nosso time de influenciadores trouxe para a conversa um ponto importante sobre o cancelamento, trazendo para a reflexão que a empatia e o respeito devem sempre prevalecer.
Reforçamos que não compactuamos com comportamentos que levam à exclusão e desrespeito, muito comuns nas redes sociais. Escolhemos um time de influenciadores que representasse nossos valores, que compartilhasse deles, e que pudesse falar sobre questões como diversidade, tolerância e inclusão.
Vale ressaltar que o indicativo #publi nas postagens é feito apenas para sinalizar que há uma parceria entre o influenciador e a marca, sendo uma regra imposta pelo CONAR, o que não significa dizer que o conteúdo gerado pelo influenciador não reflete seu posicionamento sobre o conteúdo gerado, ao contrário, reflete transparência para com o público de que estamos juntos nesse posicionamento.
Confira os tuítes:
É sobre isso!! Cancelar e gerar ódio é opressão, mesmo você não concordando com ela, Não precisamos ser iguais. Espero que todos nós possamos aprender a ter mais empatia, tolerância e que todos possam aprender com os erros aqui fora 🥰 #BBB21#BebacomModeracao#AmstelNoBBB#publi
— Lôzinhah (@_pequenalo) February 24, 2021
Isso é sério? Nao vem querer misturar esse papo com publi não, ela cometeu erros grotescos lá dentro, fez comentários maldosos, xenofóbicos, lgbtfóbicos e muitos outros tipos, ela que responda aqui fora. O cancelamento é o que ela colheu depois plantar tanto ódio
— lucas (@caslufalou) February 24, 2021
Que a xenofobia, a tortura psicológica e a opressão sejam vistos com seriedade e não com publicidade.
— Alexandre Dutra (@Alexfrd) February 24, 2021
A pessoa tá sendo paga para ter uma suposta empatia???
— Diana 🇵🇹🗝 (@DianaMed03) February 24, 2021
patrocinadas pra limpar a barra dela e ainda fazer um feat ❤️😘😍🥰 https://t.co/si5hPoeeB7
— Asam¡🐯🐹 (@FileSassami) February 24, 2021
Mds, como pode existir marketing tão burro a ponto de aprovar uma #publi dessas? Tá faltando ideia boa, @AmstelBrasil ? https://t.co/fZKxvphlrA
— Inês Vieira (@inexvieira) February 24, 2021
meu deus monetizaram a empatia que país eh esse https://t.co/Vnx99rjpfO
— henri julietter (@henrivomito) February 24, 2021
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