QUEM DECIDE?
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Linn da Quebrada foi a 12ª eliminada do BBB 22: cantora era favorita do público e de famosos
A saída de Linn da Quebrada do BBB 22 no último domingo (10) evidenciou mais uma vez o poder dos fã-clubes na decisão do reality show. É comum as torcidas dos participantes se unirem para fazerem os "mutirões" de votação nos paredões, mas, nas últimas temporadas, o "público do sofá" foi anulado pela força da internet. Quem fica ou sai do programa depende da influência fora da casa.
No caso da cantora, ela disputou a permanência com Eliezer Netto --participante nem tão querido--, e Gustavo Marsengo, que tem como aliados participantes fortes como Arthur Aguiar, Pedro Scooby e Paulo André Camilo. O próprio ator admitiu que seus fãs deveriam ter feito campanha contra ela, assim como P.A., rival direto da artista.
Apesar de Tadeu Schmidt e o ex-apresentador Tiago Leifert colocarem em seus discursos que "seguidores das redes sociais" não definem o paredão, a verdade é que um grupo muito empenhado consegue deixar seu ídolo na competição facilmente.
Essa discussão teve início no BBB 20, quando famosos participaram do programa pela primeira vez. Manu Gavassi e Rafa Kalimann, duas grandes influenciadoras, eram vistas internamente como fortes --fato comprovado com a chegada das duas na final, ao lado de Thelma Assis.
Ainda naquela temporada, Manu e Felipe Prior protagonizaram o paredão com maior participação do público da história: foram mais de 1,5 bilhão de votos. Mari Gonzalez, outra Camarote, também estava na berlinda, mas não teve participação significativa. O ator Babu Santana foi um dos preferidos da edição, já que sobreviveu por nove paredões, mas saiu na semifinal contra Rafa e Thelma.
Em algumas situações, participantes com milhões de fãs como Viih Tube e Bianca Andrade deixaram a disputa com alta rejeição. A explicação para isso é que, mesmo com a rede de proteção, as ações dos brothers pesam na balança. Como ambas tinham rixas com outras pessoas do confinamento, os fãs rivais se juntaram para tirá-las e deixar o caminho mais livre.
Os fã-clubes voltaram com maior força em 2021. De cara, Juliette Freire conquistou uma legião de admiradores, assim como seu amigo, Gilberto Nogueira. Na reta final, mesmo com o pedido da paraibana para deixar Gil no reality, os "cactos" (fãs de Juliette) agiram contra a vontade dela e fizeram ações para eliminar o pernambucano --que poderia ameaçá-la na final.
A justificativa criada pelos espectadores foi o fato de o economista ter defendido mais Fiuk do que a vencedora do BBB 21. O último paredão foi entre Gil, Juliette e Camilla de Lucas. A torcida da influenciadora e os cactos fizeram mutirão contra Gilberto, o que resultou em sua saída com 50,87% dos votos.
Uma opção para barrar a votação desenfreada seria a contagem de votos por cadastro ou CPF no site da Globo. Para isso, um limite de cliques por pessoa seria estipulado.
Na sua estreia em 2002, o programa tinha os votos apenas por telefone: quem queria fazer mutirão, deveria ligar sem parar --e pagar por isso. Esse método foi estendido para SMS e internet nos anos seguintes, até a emissora determinar que tudo aconteceria apenas no site, a partir de 2018.
Ainda na 18ª temporada, que tornou Gleici Damasceno milionária, mais uma tentativa de filtragem foi a criação de um cadastro obrigatório no Gshow --método que continua até hoje. Uma vez cadastrada, a pessoa pode votar quantas vezes quiser. O perigo é que a decisão se torna uma disputa de qual fã-clube é o mais forte, e não de quem merece ou é favorito para levar o R$ 1,5 milhão.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
BBB22
Babu Santana
Gilberto Nogueira (Gil do Vigor)
Juliette Freire
Linn da Quebrada
Manu Gavassi
Rafa Kalimann
Reality Show
Thelma Assis
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.