Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

SUCESSO COM O PÚBLICO

BBB21 dá empurrão na criatividade de famosos e anônimos na internet

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Montagem com Erikka caracterizada como Thaís Braz, Vittor Fernando sorrindo, e Simone Marrach segurando desenho de Juliette Freire

Erikka caracterizada como Thaís Braz, Vittor Fernando e Simone Marrach; artistas inspirados pelo BBB21

Acompanhar o Big Brother Brasil 21 deixou de ser um simples entretenimento para famosos e anônimos. Na internet, os fãs do reality deram asas ao espírito criativo e transformaram os eventos da casa em esquetes de humor, memes, músicas, obras de arte e até receitas culinárias. Nos bastidores, o que parece ser simples exige deles muitas horas de trabalho e dedicação.

O ator Vittor Fernando está longe dos palcos do teatro por causa da pandemia da Covid-19. No entanto, ele conseguiu mostrar o seu trabalho nas redes sociais com conteúdos curtos de humor, entre eles, sobre o reality: "Sempre gostei de fazer vídeos com temas da atualidade. O BBB rende memes, pautas, e todo mundo está consumindo. É um prazer, adoro falar disso, dentro dessa linguagem que criei nos vídeos".

Com os filtros do TikTok, Vittor aparece com o rosto esticado e a voz alterada, marca registrada das suas produções. Assim, em menos de um minuto, ele reproduz eventos da casa mais vigiada do país, sempre com um toque de humor. Só no seu perfil, alguns vídeos do programa já alcançaram mais de 4 milhões de visualizações --fora as reproduções em outras plataformas, e inclusive exibições no próprio reality da Globo, no quadro O Brasil Tá Vendo!.

"Comecei a consumir o TikTok quando ele começou a bombar, no auge da quarentena, e passei a produzir conteúdo para lá sem muita pretensão, até que os vídeos viralizaram e comecei a trabalhar com a internet. Gosto de reality, mas comecei a ver o BBB no ano passado, no início da quarentena. Nossa, o tanto que assisti ao pay-per-view. Foi aí que me apaixonei pelo BBB", explica Vittor ao Notícias da TV.

Como ator, ele avisa que seus personagens preferidos nos esquetes são Karol Conká e Fiuk. Já para vencer o reality, Juliette Freire e Camilla de Lucas contam com a sua torcida. Nos bastidores, Vittor leva cerca de uma hora para gravar os vídeos curtos, tendo em vista a troca de roupas para cada personagem.

No lado musical, a cantora Erikka também mostra a sua criatividade no Hit do Eliminado, conteúdo no qual ela interpreta paródias dos principais hits das redes sociais, com letras sobre a trajetória dos ex-participantes do programa. Quando Thaís Braz deixou o programa, a artista lançou uma adaptação de Disco Arranhado, música de Malu com DJ Lucas Beat. Só no Instagram, o vídeo já conquistou mais de 2 milhões de visualizações.

"Geralmente, fazemos esse hit depois do Jogo da Discórdia. Assim, ele conta com todos os fatos daquele participante, fica bem fresco, com memes atuais. Nesse dia [data das eliminações], fecho a agenda, não marco nenhum compromisso. Falo para a minha equipe que não posso fazer nada, pois esse é o dia do Hit do Eliminado", detalha ela, que produz essas canções em conjunto com seu grupo de fãs, os "Markketeiros", em cerca de 24 horas.

Atualmente, Erikka está na trilha sonora da novela Império, com a música Cara de Rica. Ela também já se apresentou no Programa Raul Gil e, com o sucesso dos vídeos, os internautas relembram esses trabalhos: "O BBB é um assunto que domina o nosso país, ainda mais agora, na pandemia. Vejo que os vídeos repercutem, as pessoas começam a me seguir por causa desses conteúdos e descobrem que já ouviram outras músicas minhas, o que é bem legal".

Confira os vídeos de Vittor Fernando e Erikka:

Fábrica de conteúdo

Segundo a Winnin, plataforma que analisa dados nas redes sociais, o reality da Globo virou uma ótima oportunidade para a criação de conteúdos digitais. "Depois de 20 anos no ar, o BBB continua se destacando e transformando. A cada edição, o conteúdo é consumido em mais telas e impulsionado por mais assuntos, formatos e criadores", afirma a empresa em relatório obtido pelo Notícias da TV.

Os conteúdos de Vittor e Erikka estão na lista dos principais formatos que conquistaram êxito no universo digital, segundo os dados do levantamento. A pesquisa também mostra o sucesso que a atual temporada proporcionou para os confinados. Em 2020, no primeiro mês do reality, Felipe Prior cresceu seu número de seguidores em 461%. Thelma Assis, campeã da temporada, apresentou um aumento de 129% neste indicador.

Já no BBB21, neste mesmo período, Juliette conquistou uma alta de 2.091,6% --na ocasião, ela havia alcançado a marca de 10,7 milhões de seguidores no Instagram. Hoje, a advogada e maquiadora já ultrapassou a marca de 22 milhões de contas inscritas na sua rede social.

Porém, o impacto do reality também ultrapassa as fronteiras da internet. Fã do reality, a artista visual Simone Marrach decidiu produzir uma aquarela para homenagear Juliette: "Comecei a admirar muito o jeito dela, de estar em uma situação difícil, ser julgada e colocada contra a parede. Já me senti assim em alguns momentos da vida, e vejo o jeito que ela consegue reagir a tudo isso".

"Quero muito que ela veja a arte que fiz em homenagem a ela, [pela] persistência que tem, na vida e no jogo, mesmo com muita gente ainda não a entendendo. Por admirá-la, fiz essa homenagem. E quis fazer essa homenagem também no Mostra Tua Arte", reforça Simone, em alusão ao projeto que exibiu uma projeção do desenho em Belém (PA). A imagem viralizou nas redes sociais e encantou os moradores da capital paraense.

A artista revela que demorou cerca de uma semana para produzir a aquarela, pois concilia este trabalho com os outros pedidos dos seus clientes: "Tem dias que vou até de madrugada e fico com o pay-per-view ligado, já fui até umas 3h30 produzindo as aquarelas".

Simone começou uma nova pintura para Juliette e pretende entregar as peças pessoalmente para a maquiadora após o término do reality show. 

Confira os bastidores da homenagem de Simone Marrach:


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários sobre BBB21


Saiba tudo que está rolando no BBB21 com o podcast O Brasil Tá Vendo

Ouça "#36 - Os erros e acertos da Globo com o BBB21" no Spreaker.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.