Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

POLÊMICA

BBB19: Militantes criticam Globo por apelidar Hana de 'vegana de Taubaté'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Hana Khalil virou assunto na estreia do Big Brother Brasil 19: única participante adepta do veganismo - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Hana Khalil virou assunto na estreia do Big Brother Brasil 19: única participante adepta do veganismo

REDAÇÃO

Publicado em 16/1/2019 - 13h36

Única participante adepta do veganismo no Big Brother Brasil 19, Hana Khalil virou assunto na estreia do programa nesta terça (15). Ela foi surpreendida por Tiago Leifert, que perguntou se pão de forma não leva ovo na composição. A reação de Hana virou meme e fez a Globo apelidar a competidora de "vegana de Taubaté" em suas redes sociais. O rótulo colocado pela emissora não pegou bem entre os defensores desse tipo de hábito. 

Leia também:Dá para assistir ao BBB19 de graça e online?

"A Rede Globo parece que está bastante interessada em fazer chacota de qualquer coisa que a Hana faça lá dentro. Eu achei estranho ter isso no perfil da emissora, não é nem do apresentador ou de alguém zoando. É da emissora zoando uma participante. Espero que eles não tenham a intenção de ridicularizar o veganismo durante o programa na edição, mas dá a impressão que tem", disse em vídeo do YouTube o militante Fabio Chaves, do Vista-se, maior grupo vegano da internet. 

Na manhã desta quarta-feira (16), a Globo comentou em seu próprio post que foi apenas uma piada a comparação de Hana com a falsa grávida de Taubaté, caso que ganhou repercusão em 2012.

"Calma, gente! Foi só uma brincadeira, tá? O pão nem tinha ovo e tava uma delícia! Deu pra perceber que a torcida da Hana promete. Já temos uma favorita do jogo?", questionou a emissora em seu perfil no Twitter. 

Mas a Globo não foi a única criticada. O fato de Hana ter consumido o pão sem saber se tinha algo de origem animal em sua composição também não pegou bem, mesmo após Leifert informar que o alimento poderia, sim, ser ingerido por veganos.  

"Foi um grande vacilo da Hana, não deveria ter acontecido. Qual a atitude comum de um vegano numa situação como essa? Não conseguiu ler os ingredientes? Não tem certeza se tem algo de origem animal? Não come! Foi um deslize bastante importante, mas eu torço para que esse deslize faça com que ela se preocupe mais com as coisas que ela consome na casa", comentou Fabio Chaves. 

Já Luisa Mell, que é vegana e ativista pelo direito dos animais, não condenou a atitude de Hana Khalil. "Grande parte dos pães não contém nem ovos, nem leite, mas muitos têm! Por isso todo vegano vira um grande leitor de rótulos! Quanto ao programa, os produtos na casa não tinham embalagem, ela não tinha como saber", escreveu a apresentadora em post no Instagram

No encerramento do programa de estreia do BBB19, os participantes receberam um jantar, que teve o patrocínio da Coca-Cola zero. De acordo com os adeptos ao veganismo, Hana não deveria ter consumido a bebida. 

"A Coca-Cola diz que não testa em animais desde 2006, mas o que tem contra a Coca-Cola é que ela patrocina rodeios. Fiquei bastante decepcionada com a Hana, sim. Se você tá num programa desse nível, tome muito cuidado com o que você vai fazer. Por exemplo, ao tomar Coca-Cola você está endossando a empresa", afirmou Chaves. Assista ao vídeo: 

Vegana de Taubaté no BBB?
O veganismo de Hana também teve bastante repercussão na web. "Muito engraçado como as pessoas são loucas pra pegar veganos 'no pulo'. É querer justificar a própria incoerência de comer animais diariamente, expondo deslizes alheios. Vão se tratar e deixem a minha Haninha", escreveu o perfil @uniaogleiciana no Twitter. 

Outra questionou a piada da Globo em seu perfil: "Colocaram uma participante vegana para dar esse tipo de apoio pra ela? Nojo". 

Veja o tuíte da emissora e algumas reações do público ao fato de Hana ser vegana: 

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.