Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

REPERCUSSÃO NEGATIVA

BBB 24: Dona Déa é alvo de ataques etaristas após bronca em Yasmin Brunet

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Dona Déa Lúcia durante o Domingão com Huck

Dona Déa Lúcia foi criticada por internautas após sermão em Yasmin Brunet no Domingão com Huck

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 18/3/2024 - 16h04

Dona Déa Lúcia se tornou alvo de ataques etaristas depois de dar um sermão em Yasmin Brunet, última eliminada do BBB 24, no Domingão com Huck. Após a transmissão do programa, a mãe de Paulo Gustavo (1978-2021) indicou o livro Macacos em suas redes sociais, como forma de combater o racismo. Sérgio Tristão, empresário da modelo, se revoltou com a postagem: "Menos, senhora".

Neste domingo (18), o programa de Luciano Huck exibiu o momento em que a modelo teve de encarar uma bronca da veterana. "Hoje não vou te defender. Eu vou falar com você como se eu fosse sua avó. Você fez tudo errado com o Davi [Brito]", exclamou a senhora de 76 anos.

Após a exibição, dona Déa indicou o livro Macacos, escrito por Clayton Nascimento, em seu Instagram. "[Ele] conta como é ser negro em um país como o Brasil. A população negra já foi tratada como propriedade e, mesmo com a abolição em 1888, ela continua sofrendo violências físicas e psicológicas. Comprem esse livro e vamos juntos combater o racismo."

O comentário de Déa dividiu opiniões entre internautas. "Sem-noção total, e se achando a lacradora. Menos, senhora", criticou Sérgio Tristão, empresário de Yasmin. "Se essa velha tivesse lido qualquer livro sobre racismo, não estaria esvaziando uma pauta tão séria e acusando alguém de um crime que não cometeu", escreveu uma internauta identificada como Gabriela.

"Pode indicar um livro sobre machismo e misoginia também?", disse um perfil identificado como Amanda, que referenciou falas sexistas de Davi no reality show da Globo. "Ela só vai parar quando alguém enfiar a mão na cara dela", ameaçou um perfil chamado Nathaloba, no X. "Às vezes é preciso desrespeitar o Estatuto do Idoso", sugeriu um usuário não nomeado.

Por outro lado, admiradores de dona Déa Lúcia a defenderam das críticas. "Incrível as pessoas achando ruim depois de tudo o que a Yasmin falou na casa", publicou um perfil chamado Ellen. "Dona Déa ganhou visibilidade exatamente por ser como ela é. Não fez nada de errado, respeitem", opinou uma internauta identificada como Maíra.

Com a repercussão negativa de sua participação no dominical, Déa compartilhou uma mensagem em Stories de seu Instagram: "Aprendi três coisas nessa vida: a opinião dos outros não muda a minha vida; quem fala do outro também fala de mim; quem fala de mim, não paga as minhas contas."

Além de violarem o Estatuto do Idoso, algumas publicações feitas contra dona Déa configuram injúria preconceituosa qualificada, já que consistem em xingamentos referentes à condição de pessoa idosa. A pena para o crime pode chegar a três anos de reclusão.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.