Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CRISE?

BBB 23 perde fôlego até nas redes sociais e acende alerta na Globo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Tadeu Schmidt está de braços cruzados enquanto apresenta o BBB 23

Tadeu Schmidt no BBB 23: reality perde repercussão nas redes sociais e liga alerta na Globo

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 7/2/2023 - 6h35

Não bastasse a audiência menor do que a média, o BBB 23 está com menos repercussão nas redes sociais. A combinação ligou um sinal amarelo na Globo. A terceira semana do programa comandado por Tadeu Schmidt teve uma queda de 30% em comentários em todas as plataformas da web, como Twitter e Instagram.

O tombo no burburinho da web em relação ao reality show aconteceu depois da saída de Gabriel Tavares, na terça (31) da semana passada. Nem mesmo o Big Fone conseguiu alcançar uma repercussão interessante.

O monitoramento, realizado entre 30 de janeiro e 5 de fevereiro, foi feito pela agência Galeria.ag com exclusividade para o Notícias da TV e mostra que o BBB 23 foi comentado 2,5 milhões de vezes no Twitter, Instagram, TikTok e outras redes --o número é considerável, mas na semana anterior tinha sido de 3,6 milhões.

No período mais recente, o dia com maior repercussão foi a segunda (30) de Jogo da Discórdia. Foram 604,9 mil menções ao reality show no dia das brigas ao vivo na Globo. Na saída do ex-affair da cantora Anitta, o BBB 23 conseguiu 490 mil. Desde então, a produção sempre ficou abaixo das 350 mil menções diárias nas redes sociais.

O pior dia do monitoramento foi o último domingo (5), com apenas 219,6 mil impressões, recorde negativo da temporada. A concorrência com a entrega do prêmio Grammy, que tinha Anitta como indicada em uma categoria principal, pode ter pesado contra.

Além disso, o estudo aponta outros fatores que podem ter auxiliado para que o BBB 23 tivesse uma queda tão grande de repercussão. "Em relação à semana anterior, de 23 a 29/1, houve uma queda de menções de 30%, porque o jogo foi menos movimentado sem o paredão falso com Fred Nicácio", diz o levantamento.

O participante mais comentado foi Gabriel Tavares pela segunda semana seguida. Eliminado, o modelo foi citado 295,4 mil vezes. A segunda colocação ficou com Amanda Meirelles, que subiu seis posições em relação à semana anterior, e fechou com 192,2 mil. O terceiro lugar ficou com Bruna Griphao, com 183,2 mil. Ela entrou no pódio ao ultrapassar Fred Nicácio, que caiu para quarto.

Sinal de alerta

Apesar da queda, o BBB 23 segue como o programa de televisão mais comentado no mundo nas redes sociais desde a sua estreia. A preocupação da Globo é a repercussão "caída" se tornar uma tendência. Em 2021 e 2022, no mesmo período, nenhuma semana havia ficado abaixo de 3,5 milhões de menções nas redes sociais.

A redução nos comentários se reflete também nos números de audiência. Na Grande São Paulo, a terceira semana do Big Brother Brasil 23 foi a pior desde a estreia: foram 18,0 pontos, contra 18,6 dos 14 primeiros dias. A perda de público acontece em um momento em que Travessia mostra sinais de reação no Ibope.



Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.