CRISE DE AUSÊNCIA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Pedro Scooby trava no BBB 22; 'apagões' do surfista podem indicar transtorno no cérebro
Um dos maiores memes do BBB 22 (Globo) são os "apagões" de Pedro Scooby ao som da música Because I Got High, do Afroman. As pausas no raciocínio do surfista podem ser só uma questão comportamental, mas, também, podem indicar um transtorno chamado crise de ausência, na parte elétrica do cérebro.
As "brisas" do ex-marido de Luana Piovani acontecem a qualquer momento, enquanto ele está fazendo ou falando algo, e duram alguns segundos. Em seguida, ele volta ao normal e continua o que está fazendo exatamente de onde parou.
O público já havia levantado a possibilidade de Pedro sofrer de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Os apagões podem ter a ver com isso, mas, também, podem ir além. "Pode representar uma crise de ausência, um transtorno relacionado com a parte elétrica do cérebro", explica o neurocirurgião Fernando Gomes, que atua no Hospital das Clínicas.
"Além dessa causa, outra possível pode ser um déficit de atenção, que faz com que ele perca momentaneamente o foco e tenha um certo atraso na manutenção do discurso", afirma o médico.
João Vitor Vianna, irmão do surfista, afirmou que ele e a mãe apresentam as pausas e que não tem o que fazer, porque é assim mesmo. Para a psicanalista Gabriela Malzyner, que atua no Meniá Centro de Prevenção, os apagões podem ser até uma questão comportamental, já que a família também os apresenta.
"Pode ser uma maneira de construir o pensamento dele, não necessariamente indica uma patologia. Se tem um funcionamento familiar parecido, é possível que ele tenha sido criado em um ambiente que isso é absolutamente normal, ele não tem estranhamento com essa condição", disserta a profissional, que não descarta uma disfunção neurológica.
Fernando Gomes afirmou que as pausas podem, sim, ser uma herança genética, mas alertou para possíveis prejuízos, principalmente na infância. "Uma criança na escola que está recebendo uma explicação difícil, se ela perde a atenção durante segundos, pode representar uma dificuldade muito grande de entender as coisas que estão sendo ditas", explica.
"Pode diminuir a memória, porque existem cortes em momentos importantes. Pode implicar até na demissão de uma pessoa que não consiga desempenhar uma tarefa", enumera o neurologista, que alertou para as relações pessoais da pessoa que "trava".
"Quando você vai se relacionar com outras pessoas, nem sempre isso pode ser entendido de uma forma natural", afirma o especialista. Cíntia Dicker, mulher de Scooby, já confessou que se irritava com os apagões dele, porque parecia que ele não estava prestando atenção. Com o tempo, a modelo percebeu que não era proposital e se acostumou.
Apesar das possibilidades, o surfista nunca tornou de conhecimento público qualquer diagnóstico relacionado com a parte neurológica. Quem se identificar com os sintomas deve buscar ajuda de um médico especialista.
Confira algumas das vezes em que Pedro Scooby travou no BBB 22:
Mais um dia, mais um Scooby travando no #BBB22pic.twitter.com/0M119c2GQ4
— odesvairado (@odesvairado) February 24, 2022
o scooby travando de novo bizarro jkkkkkk pic.twitter.com/gZXHOhHoGg
— carol (@eaicarolss) March 9, 2022
Scooby travando parte 78362478147827483#RedeBBB#BBB22pic.twitter.com/x9zFSVXFDa
— Big Brother Brasil (@bbb) March 16, 2022
EU JURO. Os meninos do BBB tavam cantando aquela música de quando o Scooby ta travado. E ele travou logo em seguida kkkkkkkkk #BBB22
— Karine (@karine_karine3) March 21, 2022
Isso foi agorinha na cozinha kkkkk pic.twitter.com/7wFSPgPLHq
Saiba tudo sobre o BBB 22 com o podcast O Brasil Tá Vendo
Ouça "#71 - Arthur Aguiar já é o campeão do BBB 22?" no Spreaker.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.