Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FICOU ATRÁS NO IBOPE

Globo vacila e leva baile da Record em cobertura ao vivo da morte de Gabriel Diniz

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Sandra Annenberg comandou parte do plantão de jornalismo da Globo, que começou bem depois da Record - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Sandra Annenberg comandou parte do plantão de jornalismo da Globo, que começou bem depois da Record

VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 28/5/2019 - 12h39

Por um erro de estratégia de programação e do departamento de Jornalismo, a Globo ficou atrás da Record durante mais de três horas na cobertura da morte do cantor Gabriel Diniz. Na tarde segunda (27), a emissora preferiu encerrar o Jornal Hoje e colocar a Sessão da Tarde no ar enquanto a concorrente noticiava ao vivo no Balanço Geral os desdobramentos do trágico acidente aéreo. A Record chegou a dar mais que o dobro da Globo no Ibope da Grande SP.

A Record venceu a Globo das 13h40, quando a notícia sobre a queda do avião foi dada em primeira mão, até às 16h49, momento em que a Globo encerrou seu plantão. Durante esse período, a Record teve 11,9 pontos de média em São Paulo, contra 10,5 da Globo. Cada ponto equivale a 73 mil domicílios.

A Globo noticiou o acidente com Gabriel Diniz no encerramento do Jornal Hoje, por volta das 14h. Nesse horário, a assessoria do cantor já havia informado que o intérprete do hit Jenifer estava no voo, mas ainda não tinha a confirmação sobre a morte dele e dos outros pilotos.

Como a emissora encerrou o jornal para mostrar a comédia romântica O Amor Não Tira as Férias, as pessoas interessadas em saber sobre a queda do avião só tinham uma opção: a Record, que passou a dedicar sua programação exclusivamente à morte de Gabriel Diniz a partir das 13h58.

Tradicionalmente líder de audiência, o quadro A Hora da Venenosa de Fabiola Reipert foi mostrado normalmente, mas com o foco todo voltado para a tragédia envolvendo Gabriel Diniz. Exibido entre 14h01 e 15h, a Venenosa marcou 13,7 pontos de média na Grande São Paulo, contra apenas 8,1 da Globo --30,6% dos televisores ligados estavam sintonizados do quadro de fofocas.

Ao perceber que estava perdendo muita audiência, a Globo demorou, mas decidiu derrubar a programação para entrar com um plantão de jornalismo, que interrompeu a Sessão da Tarde às 14h41 e ficou no ar até às 16h49. No momento que o filme foi tirado do ar, a Record vencia a Globo por incríveis 15,2 a 7,2.

Comandado parte por Sandra Annenberg e parte por Renata Vasconcellos, o noticiário continuou atrás da Record no Ibope: 11,3 x 11,7. 

Ao contrário da Globo, a Record agiu rápido e cancelou as reprises de Bela a Feia e Caminhos do Coração para priorizar o plantão jornalístico, que começou no Balanço Geral e continuou com o Cidade Alerta, a partir das 16h30. Atrasada, a concorrente precisou cortar um filme no meio e cancelou apenas a exibição de O Álbum da Grande Família.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.