Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

WALCYR CARRASCO

Fora do horário nobre, autor de Êta Mundo Bom! acumula novos recordes à tarde

PAULO BELOTE/TV GLOBO

Em evento de lançamento de Êta Mundo Bom!, o autor Walcyr Carrasco sorri em frente a um painel com logotipo da novela

Autor de Êta Mundo Bom!, Walcyr Carrasco é o criador do maior sucesso do Vale a Pena Ver de Novo desde 2009

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 19/8/2020 - 7h05
Atualizado em 19/8/2020 - 12h35

Sinônimo de sucesso de audiência em todas as faixas de novelas da Globo pela quais passou, Walcyr Carrasco virou um acumulador de recordes também no Vale a Pena Ver de Novo, com a trama mais vista nas tardes da líder de audiência desde 2009. Apesar de atingir números elevados com Êta Mundo Bom!, o autor foi "esquecido" no horário nobre e não teve nenhum de seus folhetins selecionados para serem reprisados neste ano devido à pandemia.

Em março, quando foi forçada a retirar suas tramas atuais do ar por conta da paralisação nas gravações pela Covid-19, a Globo selecionou Novo Mundo (na faixa das 18h), Totalmente Demais (19h) e Fina Estampa (21h) para cobrir os buracos.

Naquela ocasião, Avenida Brasil era exibida no Vale a Pena Ver de Novo, e a emissora já tinha definido que a novela de Candinho (Sergio Guizé) seria a substituta na faixa vespertina. No ar desde abril, Êta Mundo Bom! virou um fenômeno no horário, superando até mesmo o desempenho do folhetim de Carminha (Adriana Esteves) e Tufão (Murilo Benício).

No ar há 17 semanas, a trama de Walcyr Carrasco está com média geral de 20,8 pontos. Também escrita pelo autor, Alma Gêmea, reexibida em 2010, era até então a última novela que tinha registrado mais de 20 pontos na faixa. Mas desde 2009, quando Senhora do Destino foi reprisada pela primeira vez, a Globo não tinha um índice na casa dos 21 pontos no Vale a Pena. 

Mais vista do que Malhação e Novo Mundo, que vão ao ar em um horário com mais gente em frente à TV, Êta Mundo Bom! é sintonizada por 40% dos televisores ligados na Grande São Paulo e está em alta, com médias que variam de 22 a 25 pontos.

Na terça (18), a novela bateu um novo recorde e fechou pela primeira vez com 26,0 pontos de média. É a melhor audiência da faixa desde 12 de março de 2010, quando o último capítulo de Alma Gêmea marcou 30 pontos.

Curiosamente, apesar do sucesso de audiência, Carrasco não teve nenhum folhetim selecionado nas duas levas de reprises no horário mais nobre. As sucessoras das novelas que estão no ar atualmente já foram definidas: Flor do Caribe (no lugar de Novo Mundo), Haja Coração (substitui Totalmente Demais) e A Força do Querer (na faixa de Fina Estampa). As novelas interrompidas voltarão ao ar apenas em 2021.

Desconsiderando Êta Mundo Bom! e as recentes A Dona do Pedaço (2019) e O Outro Lado do Paraíso (2017), novela mais vista no horário das 21h desde Avenida Brasil, o autor teria outras tramas exibidas nos últimos dez anos como opções de reprises: Morde & Assopra (2011) e Amor à Vida (2013).

Nos anos 2000, ele também foi o responsável por aquele que é o maior sucesso de ibope dos últimos 18 anos na faixa das seis: Alma Gêmea, que teve média de impressionantes 38,7 pontos em 2005.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.