Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOMOFOBIA

Vanessa Lopes delira no BBB 24 por abstinência de celular e internet; entenda

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Vanessa Lopes chora no BBB 24 após crise

Vanessa Lopes chora no BBB 24 após crise: participantes se preocupam com saúde mental da sister

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 19/1/2024 - 10h00

Medo, ansiedade, delírios, falas desconexas e mania de perseguição. Vanessa Lopes apresentou cinco sintomas característicos de um transtorno psicológico chamado nomofobia: o medo ou a ansiedade pela falta de uso do celular ou da internet. Para uma pessoa que fica o dia inteiro com o aparelho nas mãos, tê-lo retirado repentinamente de sua rotina é como perder uma parte do corpo. A influenciadora ficou famosa na internet e trabalha no ramo há quatro anos.

Os sintomas de abstinência incluem irritabilidade, inquietação e dificuldade de concentração; além de poder também trazer uma sensação de isolamento social. Vanessa demonstrou que não estava bem após ser criticada por Nizam Hayek, que apontou que ela passava muito tempo na frente do espelho, preocupada com sua imagem. Mesmo depois de a tiktoker promover um acerto de contas com o brother, sua situação piorou.

A eliminação de Lucas Pizane na terça (16) abalou a dançarina. Ela passou a criar teorias de que está sendo vítima de um complô envolvendo os outros participantes, sugeriu que está confinada com atores, e relatou se sentir perseguida não apenas pelos colegas, como também pela decoração.

Vanessa criou a teoria de que os quadros com os olhos dos moradores da casa foram criados especificamente para alertá-la sobre algo. "O Big Brother vê tudo. Aquela parede tem olhos, olhos que abrem e fecham. Olha a ordem dos fatores ali", disse, enigmática, em conversa com Alane Dias. Ela ainda conversou com uma cabeça de dragão que fica na academia, e apontou mensagens subliminares após o show de Ludmilla no reality.

O que é nomofobia?

Segundo o psicólogo Alexander Bez, os sintomas de nomofobia na Camarote são preocupantes. "Uma pessoa que trabalha e vive da internet pode acabar sim criando uma dependência, principalmente em precisar de opinião de pessoas que muitas vezes nem conhece", diz, em entrevista ao Notícias da TV.

"Isso acaba criando medo, angústia, entre outras coisas, por ela achar que precisa da aprovação ou da opinião de terceiros para saber qual caminho seguir", analisa o especialista.

"Para lidar com isso, é útil buscar atividades alternativas, como ler um livro, praticar exercícios físicos, socializar pessoalmente, buscar conversar sobre assuntos diferentes, para reduzir a dependência do celular e promover um equilíbrio saudável no uso da tecnologia", acrescenta. O psicólogo diz que o transtorno passará assim que ela tiver seu celular de volta.

A nomofobia já é catalogada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma doença na classificação obsessiva compulsiva. Para especialistas e cientistas norte-americanos, a doença entra também no rol de transtornos de dependência --isto é, uma patologia dentro de outra patologia.

Quanto mais a pessoa for engajada midiaticamente e tiver sucesso na internet, seja por seguidores ou quaisquer outras questões, mais exacerbada será essa patologia.

Como a Globo pode ajudar Vanessa?

Como é de praxe, todos os participantes do BBB passam por avaliação psicológica antes de serem confinados no programa. Mesmo tendo sido convidada, Vanessa passou pelo processo seletivo interno e se demonstrou apta para o reality.

Ainda que ela apresente sintomas preocupantes, poderá solicitar a ajuda de um especialista da produção da Globo, disponível diariamente para todos os brothers. Na quarta-feira (17), ela cogitou pedir ajuda à direção, mas temeu ser tachada de fraca.

"No momento, o correto é a equipe chamar a Vanessa ou qualquer outro participante que esteja apresentando sintoma de transtorno como ansiedade, abstinência, depressão, pânico ou qualquer outro para o confinamento e oferecer ajuda, chamar um psicólogo e pedir avaliação", instrui Bez.

"Reality shows são muito interessantes porque eles são uma escola de psicologia a céu aberto. E, justamente, é através das condutas das pessoas que estão lá quais sintomas vão ser revelados, quais situações vão ser apreciadas. Essa questão psicológica tem sempre que ser avaliada, sempre ser questionada", destaca o psicólogo.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.