SINTOMAS E TRATAMENTO
FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Ramiro (Amaury Lorenzo) em Terra e Paixão e Giovanni (Filipe Bragança) em Elas por Elas durante crise
Apesar de viverem realidades completamente opostas, Ramiro (Amaury Lorenzo), de Terra e Paixão, e Giovanni (Filipe Bragança), de Elas por Elas, têm uma coisa em comum: os dois sofrem com crises de ansiedade. Os personagens passaram mal e sentiram falta de ar ao precisarem lidar com situações ameaçadoras ou de grande estresse.
No folhetim de Walcyr Carrasco, o capanga começou a tremer e não conseguiu atirar em Antônio (Tony Ramos). Ele também entrou em crise quanto teve de encurralar Sidney (Paulo Roque). Já na novela das seis, o playboy tem passado mal com frequência pela pressão de assumir a vice-presidência da empresa da família.
A psicóloga Camila Batista Lima explica que a ansiedade é uma resposta normal da mente e do corpo, mas ressalta que não há uma "regra" para lidar com os momentos de crises.
"A melhor forma para aprender a lidar com a crise de ansiedade é o tratamento adequado. Durante os atendimentos psicológicos, o paciente recebe orientações para melhor lidar com a ansiedade, usando técnicas para diminuir as crises, independentemente de a ansiedade ser aguda ou crônica", evidencia.
A profissional afirma que algumas técnicas podem ajudar a controlar a situação. "Como a pessoa se encaminhar para um local onde se sinta mais segura, sem se sentir exposta, julgada, um ambiente mais tranquilo. Tentar parar de pensar no problema, buscar ver objetos de determinadas cores para a cabeça pensar em outra coisa. Há ainda técnicas relaxantes relacionadas à respiração", explica.
As novelas da Globo também têm mostrado a importância do apoio de pessoas de confiança. Giovanni recorre à namorada, Ísis (Rayssa Bratillieri); enquanto Ramiro pede ajuda a Kelvin (Diego Martins).
"A rede de apoio é de grande valia e realmente pode ajudar. As pessoas que compõem a rede de apoio devem buscar manter a calma, se fazer presente, conduzindo a pessoa em crise a um lugar tranquilo e confortável", ressalta Camila.
A psicóloga valoriza que as pessoas de confiança também fiquem a par das recomendações dos médicos e se envolvam no tratamento. "Devem também ajudar a cumprir os horário da medicação. É importante lembrar a pessoa que a crise é passageira e que logo se sentirá melhor. Comente que ela não está sozinha e ofereça contato tranquilizador", orienta.
Em Elas por Elas, Giovanni reclamou de falta de ar e confessou que achou que iria morrer. Já Ramiro sentiu tremedeira, palpitação e ficou com a vista escura em Terra e Paixão. Tais sensações estão entre os principais sintomas do transtorno.
"A ansiedade é composta por sintomas mentais, podendo se manifestar por preocupação e/ou medo, e sintomas físicos, como aumento da frequência cardíaca, sudorese, tremor, choro, falta de ar e tensão muscular", conta a especialista.
A ansiedade passa a ser um problema quando é excessiva, persistente e interfere nas atividades do dia a dia, se caracterizando como um transtorno.
A profissional ressalta ainda que alguns fatores podem desencadear uma crise de ansiedade. "Experiências, eventos, sensações... Porém, nem sempre é necessário um gatilho para que a crise ocorra. Esta pode ter início sem nenhum motivo aparente ou consciente", afirma.
"É comum que pessoas que já tiveram crises de ansiedade consigam reconhecer quando alguns sintomas estão surgindo. Estando em tratamento com os especialistas, elas passam a seguir as orientações do psicólogo e/ou psiquiatra para aliviar o desconforto", pontua.
Giovanni é amparado por Ísis em Elas por Elas
Camila explica como é feito o tratamento para os casos em que a ansiedade está fora do considerado normal --como quando causam desconforto e afetam a qualidade de vida e até relacionamentos.
"O tratamento envolve consultas semanais com o psicólogo, e em alguns casos com acompanhamento conjunto com psiquiatra, para que se consiga os melhores resultados", ressalta. Em algumas situações, há ainda o uso de medicamentos para ajudar a controlar as crises.
A especialista elogia a abordagem do tema nas novelas para desmistificar preconceitos: "Trazer o assunto da ansiedade e da saúde emocional à tona faz diferença, ajuda a entender o que é, o que pode ocorrer com o físico e o emocional, e, principalmente, a necessidade de buscar ajuda".
"Hoje, independentemente de classe social, sexo e quaisquer outros fatores, se faz necessário compreender quais são as queixas que causam desconforto, onde, como e com quem tratar. A dica é autocuidado, autoconhecimento e dedicação para o bem-estar", arremata a psicóloga.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.