Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FAMÍLIA TRADICIONAL

Por que Paulo Gustavo e Thales Bretas eram julgados como casal heteronormativo?

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

O casal Paulo Gustavo e Thales Bretas abraçado e sorrindo em foto publicada no Instagram

Paulo Gustavo e Thales Bretas em foto publicada no Instagram; relação dois dois era rotulada

KELLY MIYASHIRO

kelly@noticiasdatv.com

Publicado em 6/7/2021 - 11h09

Viúvo de Paulo Gustavo (1978-2021), Thales Bretas revelou durante o Encontro com Fátima Bernardes de segunda-feira (5) que sua relação com o humorista era tachada de "heteronormativa" pelos fãs e seguidores que os acompanhavam pelas redes sociais. Isso significa que os dois eram vistos como um casal considerado "normal" pela sociedade: como heterossexuais.

O dermatologista chegou a dizer que, em contrapartida, ambos eram criticados pela comunidade LGBTQ+ por não publicarem fotos de manifestações de afeto. 

"Algumas pessoas julgavam [o casal] como heteronormativo, porque a gente não ficava divulgando beijos na boca. Mas era a forma como a gente conduziu o nosso amor mais delicado. Não foi intencional. E de certa forma isso abriu muitas portas", completou Bretas, que se orgulha do fato de que o amor dele e do comediante inspirou muita gente.

"Fiquei muito feliz com o impacto do nosso relacionamento nessa luta pelo casamento gay. Vejo muita gente dizendo que servimos de exemplo como casal gay, e os héteros dizendo como aprenderam com a nossa relação. Os médicos falaram no hospital o quanto aprenderam com o nosso carinho", se emocionou o profissional da saúde.

Thales Bretas e Paulo Gustavo eram casados desde 20 de dezembro de 2015 e tiveram dois filhos, Gael e Romeu, frutos de inseminação artificial em duas mulheres que serviram de barrigas de aluguel. O artista morreu em decorrência da Covid-19 em maio.

Em 2019, a estrela do filme Minha Mãe É uma Peça 3 (2019) foi criticada pelo fato de que o longa mostra o casamento entre Juliano (Rodrigo Pandolfo) e Thiago (Lucas Cordeiro), mas sem um beijo selando a união. Na época, o amigo de Tatá Werneck havia explicado seu posicionamento. 

"Deixa eu explicar uma coisa para vocês, eu não retirei a cena [de beijo] do filme, porque simplesmente a cena não existe. Não tem essa cena no filme", afirmou o ator, defendendo que não sentiu necessidade de incluir tal sequência na produção. A comunidade LGBTQ+ entendeu que houve uma falta de militância, e Gustavo rebateu novamente. 

"Precisamos sim enfrentar e combater essa era raivosa e preconceituosa! Entendo esses questionamentos, acho legítimo e importante! Mas eu acho que estão mirando no alvo errado! Não sou ativista, militante, mas sou um ser político", afirmou o astro. 

O que é a heteronormatividade

A heteronormatividade é o conceito de que apenas os relacionamentos entre pessoas de sexos opostos ou heterossexuais são normais ou corretos. Como se casais gays, lésbicos e bissexuais fugissem à normalidade imposta pela sociedade.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.