Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VUCO-VUCO

Por que edredom de Eliezer e Maria no BBB 22 causa tanto fuzuê?

DIVULGACAO/GLOBO

Montagem com fotos de divulgação de Eliezer e Maria no BBB 22

Eliezer e Maria no BBB 22: Casal movimentou edredom pela primeira vez nesta edição do reality

LUIZA LEÃO

luiza@noticiasdatv.com

Publicado em 3/2/2022 - 22h47
Atualizado em 3/2/2022 - 23h26

Protagonizado por Eliezer Netto e Maria, o primeiro edredom do BBB 22 (Globo) finalmente aconteceu na manhã desta quinta-feira (3), após a festa Abravalândia. Desde então, o assunto repercutiu nas redes sociais por motivos diversos como curiosidade, surpresa, repreensão, mas principalmente pela questão do desejo, segundo afirma o psiquiatra e especialista em comportamento Jairo Bouer.

"Muitas vezes a pessoa gostaria de viver aquilo e não está vivendo. Tem gente que acha imoral, escandaloso, falta de vergonha. Isso diz respeito a movimentos de repressão. Mas é um programa para adultos, não tinha nada explícito, não passou na TV aberta", justifica o médico em entrevista ao Consultório BBB, quadro de lives do Notícias da TV.

O especialista aponta que, além do desejo, a sexualidade é um assunto que assusta ainda no século 21. "Vejo perguntas de adolescentes com uma carga de culpa, de que é pecado... Se a gente conseguisse falar mais abertamente sobre o sexo, se o tema fosse falado nas escolas, acho que um tabu desse tamanho não aconteceria. Somos um país aberto, mas tem muita coisa que está com o freio de mão mais do que puxado", defende.

Mesmo com a exposição em rede nacional, a vontade pelo sexo não atrapalhou que o carioca e a atriz consumassem o ato. Porque a resposta a esse desejo durante um confinamento pode surgir de diferentes maneiras.

"Tem gente que tira de letra ficar três meses confinado sem sexo. Há os casados, os comprometidos, que pensam 700 vezes antes de fazer alguma coisa. Tem gente que não consegue ficar um dia sem sexo que começa a subir pelas paredes. E aí haja válvula de escape! Tirando esses dois opostos, há um monte de gente que fica no meio do caminho e imagino que quando eles estão a sós, eventualmente, têm um momento de privacidade", aposta Bouer.

Culpa

Antes de ceder às tentações sexuais, Eliezer temeu a opinião do público, dos seus amigos e dos seus familiares, ainda mais com os alertas de Laís Caldas e Vinícius Fernandes, o Vyni. A preocupação do empresário era pelo julgamento e o cancelamento fora do programa.

"A insegurança rola muito. Esse medo de as pessoas gostarem das suas atitudes ou de não gostarem e te cancelarem. Isso é legal ou isso não é legal para o meu jogo? É isso que elas se perguntam", pondera o psiquiatra e especialista em sexo.

"Na hora 'H' você desliga o botãozinho do racional e segue com a emoção. Depois que passa você começa a racionalizar a atitude. Quem nunca teve o que a gente chama de 'ressaca moral'? Isso tem a ver com o desejo. A relação desejo e culpa às vezes é de longa duração. Às vezes as pessoas deixam de fazer sexo porque elas se sentem culpadas. Ou às vezes elas se sentem culpadas porque fizeram sexo. E a exposição aumenta tudo isso", acrescenta.

Olhos que condenam

Na avaliação de Jairo Bouer, há um elemento importante a ser considerado dentro de um universo que engloba sexo e Big Brother: a exibição do que é privado em um espaço público. Além das câmeras e das pessoas que estão fora da casa, existem colegas de quarto, que, querendo ou não, participam do ato. No caso da transa de Eliezer e Maria, assistiram Brunna Gonçalves, Vyni e Laís.

O trio pode até não saber, mas pode ter exposto ali as suas próprias vontades reprimidas. Pelo constrangimento de assistir a uma cena de sexo em um quarto escuro, os participantes poderiam ter escolhido deixar o casal a sós. Mas optaram por permanecer no mesmo cômodo em que o edredom do BBB 22 pegava fogo.

"Todos nós temos desejos e fantasias eróticas. Ao ver uma cena de sexo como a que rolou, isso pode te deixar constrangido e fazer você sair do quarto. Ou pode te deixar curioso, tentando ver o que está acontecendo. A gente pode pensar dos dois lados. Quem não saiu de lá talvez tenha essa coisa voyeurística. E quem está fazendo sexo na frente dos outros, talvez alimente o seu desejo com o fato de estar sendo visto. Com o exibicionismo", pontua.

@noticiasdatv Maria e Eliezer sacudiram o edredom pela primeira vez no #BBB22. Mas a movimentação fez o carioca temer o cancelamento. #EntretêNews#NotíciasDaTV♬ som original - NoticiasdaTV

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.