Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TRETA NO OSCAR

O que é alopecia? Doença autoimune de Jada Pinkett Smith causa queda de cabelo

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Imagem de Jada Pinkett Smith com joias na cabeça e um fundo preto

Jada Pinkett Smith em foto publicada nas redes sociais; atriz sofre com a doença alopecia

PAOLA ZANON

paola@noticiasdatv.com

Publicado em 28/3/2022 - 12h04

Jada Pinkett Smith ganhou os holofotes na noite de domingo (27), durante a cerimônia do Oscar 2022, ao ser alvo de uma piada de Chris Rock por ser careca. O comentário irritou Will Smith, marido da atriz, que se levantou e deu um tapa no rosto do humorista.

Na "brincadeira", Rock afirmou que Jada poderia estrelar o próximo filme G.I. Jane, já que ela estava careca --no filme de 1997, que no Brasil recebeu o título Até Limite da Honra, a protagonista interpretada por Demi Moore raspa o cabelo por fazer parte da marinha.

Só a falta de cabelo da mulher de Will Smith é consequência de uma doença autoimune chamada alopecia, que causa perda de cabelo. No momento da piada, inclusive, a atriz chegou a demonstrar desconforto. 

O que é alopecia?

Também conhecida como calvície, a alopecia tem várias causas; uma delas é a androgenética. Nessa condição, a doença ataca os folículos capilares e causa a queda definitiva do cabelo. "Essa condição na mulher acontece normalmente de forma difusa, no topo da cabeça, e também de global, comprometendo toda a região", explica o dermatologista Werick França, ao Notícias da TV.

De acordo com o profissional, não se trata de uma simples queda de fios, o que é normal. "Pode ser percebida ao encontrar muitos fios de cabelo no travesseiro quando acorda, quando lava ou penteia o cabelo ou quando passa a mão pelos fios", disserta ele.

Um outro sinal que acende o alerta para a procura de um médico muitas vezes fica evidente na aparência. "É possível também identificar a alopecia quando são visualizados no couro cabeludo regiões com pouco ou nenhum cabelo", afirma o dermatologista.

A alopecia também tem outras causas como hormonais, em caso de síndrome do ovário policístico e menopausa, ou emocionais, como estresse e ansiedade. Os processos químicos e uso de apliques também podem causar a doença. Nesses casos, pode ser revertida com tratamento. 

Para identificar o tipo de alopecia, é necessário consultar um médico, que irá indicar o tratamento específico para cada caso. Apesar de irreversível, é possível tratar a alopecia androgenética e "atrasar" a queda de cabelo.

Famosas com alopecia

Jada Pinkett Smith não foi a primeira celebridade a assumir a doença. Juliette Freire, campeã do BBB 21, surpreendeu os fãs ao anunciar em uma live que também sofre com a condição androgenética. Como descobriu cedo, ela conseguiu frear a queda de cabelo.

Já Naomi Campbell, por exemplo, também já sofreu com a calvície feminina. No caso da modelo, a doença foi por causa do uso excessivo de química e apliques. Quem também já perdeu bastante cabelo por causa de procedimentos químicos foram Britney Spears e Deborah Secco.

Confira abaixo o momento que Smith agride Rock:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.