EX-POWER COUPLE
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Luana Andrade em foto publicada no Instagram; a ex-Power Couple morreu na manhã de terça (7)
Luana Andrade, ex-participante do Power Couple Brasil, morreu aos 29 anos após passar por uma lipoaspiração no joelho. A modelo sofreu quatro paradas cardíacas e recebeu o diagnóstico de embolia pulmonar. Os cirurgiões Guilherme Bersou e Larissa Sumodjo fazem um alerta sobre os riscos do procedimento.
Ao Notícias da TV, os especialistas explicam que pacientes costumam passar por lipoaspiração no joelho para "melhorar" a aparência da região. Mas a intervenção também pode ser feita em quem tem lipedema --um excesso de tecido gorduroso principalmente nas pernas e tornozelos.
"É uma lipoaspiração como qualquer outra, na qual, sob anestesia, é introduzida uma cânula e aspirada a gordura localizada. Pode ser realizada para fins estéticos ou coleta de gordura a ser utilizada como enxerto em outra região do corpo para melhora estética ou reparadora", diz a médica.
"O joelho não costuma ser uma área muito requisitada de forma isolada, mas, hoje em dia, as pessoas não querem ficar com áreas discrepantes umas das outras. Por isso, em alguns casos em que se tem um real acúmulo de gordura na região, é feita a lipoaspiração da área", acrescenta Bersou.
Questionados sobre a situação de Luana, os cirurgiões alertam que qualquer procedimento pode resultar em danos à saúde do paciente. A parada cardíaca, por exemplo, costuma ser resultado de um "evento grande".
"Acontece normalmente por casos de embolia maciças [um coágulo que acaba indo para o pulmão, impedindo a oxigenação correta dos tecidos e levando a uma parada cardíaca]. Pode ocorrer perda sanguínea acentuada, além de traumas extensos e diversas outras situações em que o corpo não consegue responder adequadamente com seus mecanismos regulatórios", exemplifica o especialista.
Segundo Larissa, é importante procurar a ajuda de um profissional qualificado antes de se submeter ao procedimento:
Esse tipo de ocorrência é muito infrequente em cirurgias estéticas bem programadas, realizadas em hospitais com padrões de segurança e com equipe qualificada e treinada. As complicações relacionadas a lipoaspiração que podemos encontrar com mais frequência são locais, como irregularidades, alterações de pigmentação e sensibilidade ou até um resultado insatisfatório. Complicações sistêmicas são raras e graves.
"Quem deseja fazer uma lipoaspiração deve procurar um cirurgião plástico qualificado, fazer avaliação pré-cirúrgica. Deve questionar e entender qual o tipo de anestesia proposta e se submeter a esse procedimento em estabelecimento certificado e capacitado para isso", completa a médica.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.