Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EXPULSA DO REALITY

Maria do BBB 22 é realmente agressiva? Psiquiatra analisa atriz

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Atriz Maria no confessionário do BBB 22; ao fundo, há uma luz de lad amarelo

Maria no confessionário do BBB 22: Atriz descobriu que foi desclassificada do programa

LUIZA LEÃO

luiza@noticiasdatv.com

Publicado em 20/2/2022 - 6h15

Participante do BBB 22, Maria foi expulsa do reality após se exceder em um Jogo da Discórdia e bater na cabeça de Natália Deodato com um balde. Mas será que a participante é realmente uma pessoa agressiva? Ao observar a artista dentro do programa, o psiquiatra Jairo Bouer pontua que ela pode ter dificuldade de controlar impulsos e que, caso tenha essa pré-disposição, o descontrole pode ter sido potencializado pelo estresse do confinamento.

"Todo mundo pode ter um pouquinho disso. Quem de nós nunca perdeu o controle no trânsito, por exemplo? Todos nós podemos ter dificuldade de lidar com a raiva e com situações que a gente não gostaria de lidar. Mas, em geral, a gente se arrepende. Traço potencial todos temos, mas algumas pessoas têm uma dificuldade maior nisso", explica o especialista em comportamento.

Para evitar que esse traço exceda as regras de convivência em um programa de TV, mas principalmente na vida, o recomendado é que a pessoa procure um acompanhamento psicológico.

"Terapia é muito importante para essas pessoas aprenderem a se controlar. Não sei se Maria já era assim, não tenho essa informação. Mas o que a gente sabe é que dentro do BBB há uma lente de aumento nas emoções. Então, se Maria já tinha um certo potencial, uma certa dificuldade para se controlar, a pressão da disputa pode potencializar as respostas dela", pontua o médico. 

"Ou seja, em condições normais de temperatura e pressão um 'passar do ponto' não aconteceria, mas lá dentro passa a acontecer. Então também tem esse fator do jogo, que eu acho que no caso da Maria teve um peso importante", finaliza. 

Durante o reality da Globo, a Verena de Amor de Mãe (2019-2021) desabafou dizendo que perdia o eixo ao ficar nervosa ou irritada. Antes da expulsão por agredir Natália, ela havia se excedido ao colocar uma placa na testa de Arthur Aguiar, também em uma dinâmica de discórdia. 

Eliminada

Após a participante ser informada de que havia sido desclassificada da disputa por R$ 1,5 milhão, Maria não discordou. Admitiu que havia sido agressiva e saiu tranquilamente do confessionário, numa clara aceitação dos seus erros. Afinal, a punição acabara de acontecer. Ainda assim, o tribunal da internet costuma criticar as atitudes de quem reconhece os erros e até paga por eles.

Jairo Bouer acredita que o primeiro passo da melhora ocorre internamente, quando uma pessoa que se excedeu entende que errou. "Depois é importante buscar um suporte de tratamento, mas também receber a empatia dos outros. Quando a gente percebe que teve um suporte, é muito mais fácil passar por essa fase, por essa etapa", defende o psiquiatra.

Segundo ele, o pior cenário que pode ocorrer para quem está arrependido de algo é o linchamento virtual, ainda mais para pessoas que trabalham e dependem do público, como é o caso de Maria.

"Esse cancelamento é um processo muito pesado, a exemplo de Karol Conká. Até hoje ela tem dificuldade de lidar com tudo o que aconteceu no BBB 21 e com as reações aqui fora.... Então para a Maria, que é mais jovem que Karol, que acho que tem menos espaço, estrada, história, o nicho virtual é muito complicado e pode colocar a saúde mental da pessoa em risco", exemplifica.

Isso significa que sem apoio Maria, e qualquer outra personalidade que venha a ser alvo de linchamento virtual, pode enfrentar um quadro de depressão ou de ansiedade. "O que a gente pode fazer é entender que ela errou, foi punida, deixou o jogo e aqui fora o papel é o da empatia. A gente tem que acolher, entender o lugar dela e dar o suporte. Vida que segue", conclui. 

Veja a live completa aqui:


Saiba tudo sobre o BBB 22 com o podcast O Brasil Tá Vendo

Ouça "#67 - É possível ter um BBB sem humilhação?" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários, entrevistas e vídeos ao vivo sobre reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.