PÓS-PARTO
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Fernanda Lima e Bela Gil em fotos no Instagram; famosas experimentaram placenta após parto
Fernanda Lacerda, a Mendigata, comeu placenta após dar à luz seu primeiro filho na última semana. Ela afirmou ter sentido um gosto semelhante a de um sushi. A ginecologista Natália Castro, no entanto, afirma que não existe nenhuma comprovação científica de que isso seja benéfico à saúde.
Questionada pelo Notícias da TV, a especialista explica como os médicos encaram a ideia de a placenta ser promovida como uma receita benéfica para mulheres que acabaram de parir.
"A gente não tem nenhum estudo que consiga comprovar cientificamente ou dar um embasamento para essa orientação em relação a uma conduta médica. Então, a gente não tem benefício nenhum", destaca.
O que nós sabemos é que a placenta produz oxitocina. A oxitocina é importante para a contração do útero, porque o bebê nasce, e o útero está gigante. A gente já tem oxitocina produzida naturalmente no pós-parto. Não existe nenhum benefício comprovado na ingestão após o parto.
Além de Fernanda Lacerda, que definiu a placenta como um "sushizinho', outras famosas também já ingeriram o órgão diante de seus supostos benefícios.
Fernanda Lima e o marido, Rodrigo Hilbert, experimentaram a placenta da filha, Maria Manoela, após o parto que aconteceu em outubro de 2019. "Para chocar a sociedade", brincou a médica, que entregou um pedaço do órgão ao casal.
Bela Gil também experimentou placenta após dar à luz Nino, seu segundo filho, em 2016. Ela consumiu o órgão junto com uma vitamina de banana. Dois anos depois, ela falou sobre o assunto em entrevista ao Programa do Porchat, na Record.
"A placenta não tem nenhum estudo científico que fale que comer isso é maravilhoso, mas era um ritual que eu queria fazer, eu achava interessante. A gente tem essa prática, muitas doulas e parteiras batem ou dão um pedaço da placenta para a mulher comer porque dizem que ajuda a reduzir depressão pós-parto, tem muitos antioxidantes e minerais", explicou.
Maíra Cardi e Virginia Fonseca também apostaram nos benefícios da placenta, mas, diferentemente, das outras famosas, escolheram consumir de uma maneira diferente: elas fizeram cápsulas com o órgão.
"Dizem que ela ajuda muito na depressão pós-parto, ou seja, não deixa a mulher ter depressão. Enfim, você pode comer a placenta do jeito que quiser, como os animais comem, ou pode mandar encapsular", comentou a ex-mulher de Arthur Aguiar por meio das redes sociais.
"Eu não comi, né minha gente, para mim é difícil comer uma placenta. Não sou tão evoluída assim. E também não como carne. Mas mandei fazer em cápsula e estou tomando", acrescentou Mayra, que é mãe de Sophia Cardi.
Virginia também compartilhou a dica com seus seguidores. A influenciadora publicou um vídeo no YouTube e mostrou as cápsulas. Segundo ela, a ideia surgiu após uma conversa com sua doula após o parto de Maria Alice, criança que é fruto de seu relacionamento com Zé Felipe.
"Eu falei: 'Não vou comer não'. Ela explicou que as cápsulas auxiliavam com a depressão pós-parto, puerpério. Como eu estava muito medo disso, da depressão pós-parto, eu falei: 'Vamos fazer'. Mesmo que eu não tome, melhor ter. E ela também falou do creme. Se eu não me engano pode ser passado no bebê também, porque não tem corante, nem cheiro", explicou.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.