Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CULPA DA XEPA?

BBB 22: Estresse e má alimentação podem ter causado cabelo branco de Eslovênia

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Imagem de Eslovênia Marques no BBB 22

Eslovênia Marques no BBB 22; modelo tem apenas 25 anos e já tem fios de cabelo brancos

PAOLA ZANON

paola@noticiasdatv.com

Publicado em 19/3/2022 - 6h15

Os cabelos brancos dos participantes do BBB 22 têm chamado a atenção do público. Entre os "grisalhos" estão Arthur Aguiar, de 33 anos, Eliezer Netto e Lucas Bissoli, de 31, e Eslovênia Marques, de 25 anos. A perda na cor dos fios, no entanto, pode estar associada ao estresse do confinamento e à má alimentação na Xepa.

A mudança no tom dos cabelos é causada pela diminuição dos melanócitos, que são as células responsáveis pela produção de pigmento da melanina no bulbo capilar. "Em situações de muito estresse, o cortisol é liberado no organismo, e a permanência pode levar a uma inflamação. Com isso, os melanócitos podem acabar 'morrendo'", explica a dermatologista Geisa Costa, ao Notícias da TV.

De acordo com a médica, os baixos níveis de cobre no corpo também podem provocar a falta de pigmento nos fios. "Ter uma alimentação antioxidante e rica em vitaminas, principalmente a B12, pode evitar o estresse. Consumir alimentos ricos em cobre também ajuda a diminuir esse quadro", afirma ela.

Como o cabelo dos participantes ficou mais grisalho ao longo do reality, é possível que tenha sido causado pelo estresse do confinamento. "A pressão do programa pode acabar inflamando todo o corpo e, com isso, causar vários danos nas células do organismo, incluindo os melanócitos", conclui Geisa.

Genética

Apesar do estresse e da má alimentação que são consequências do confinamento, a causa mais comum para o cabelo branco precoce na maioria da população é a genética. "Após os 25 anos, acontece um processo natural no nosso organismo, chamado canice", informa a dermatologista.

"A canice está relacionada a fatores genéticos, ou seja, se a mãe ou o pai tiveram cabelos brancos precocemente, é provável que o filho também tenha. Geralmente, os fios brancos precoces aparecem aos 25 anos", explica a especialista.

A boa notícia é que é possível descobrir a canice através de testes genéticos antes mesmo dos 20 anos e, com isso, atrasar o processo de envelhecimento dos fios. "O teste avalia as funções do DNA e dos telômeros, que podem prevenir o surgimento de mutações, doenças autoimunes e deficiências nas células responsáveis pela produção de melanina", afirma a médica.

A condição, porém, é irreversível, mesmo que tenha sido causada por estresse ou má alimentação.


Saiba tudo sobre o BBB 22 com o podcast O Brasil Tá Vendo

Ouça "#70 - Como explicar o fracasso do Lollipop?" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários, entrevistas e vídeos ao vivo sobre reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.